O mercado financeiro tem várias opções interessantes para quem quer investir. As alternativas mais famosas são as de renda variável — quem nunca ouviu falar sobre comprar ações na Bolsa, não é mesmo?
Entretanto, essa negociação não é tão simples. É possível alcançar ótimos retornos, mas também é bem fácil perder dinheiro. Por isso, alguns cuidados são necessários na hora de escolher as ações que vão ser compradas.
Neste post, listamos os quatro principais cuidados que você precisa ter na hora de escolher uma empresa para investir. Confira!
1. Analise o cenário político antes de comprar ações na Bolsa
O cenário político do país interfere diretamente na percepção que o mercado tem sobre empresas e setores. As eleições de 2018, por exemplo, são marcadas por uma forte diferença de ideologias, disputa entre liberalismo e nacionalismo e uma constante incerteza jurídica.
Se você olhar para o gráfico do Ibovespa (índice que mostra o desempenho das ações com maior peso na Bolsa de São Paulo) e sua variação nos últimos doze meses, vai entender do que estamos falando. Quanto mais os candidatos aparecem na mídia, maior a oscilação desse índice.
Sendo assim, tome cuidado com a ação que pretende comprar. Considere o que acontecerá com a empresa se o candidato X ou Y ganhar e sempre acompanhe as notícias sobre o mercado financeiro.
2. Tenha cuidado com companhias menores
Empresas menores, startups com capital aberto e fintechs são excelentes oportunidades para multiplicar o dinheiro de maneira rápida. Mas, da mesma forma que esse tipo de empresa cresce muito mais rápido que as demais, as chances de fracasso dessas companhias também são altas. Basta que haja uma mudança na fiscalização ou a proibição de alguma atividade e elas logo entram em falência. Além disso, o preço das ações nem sempre é compatível com o real potencial de crescimento do negócio.
Se você pensa em investir em empresas desse tipo, apenas evite colocar todo o seu dinheiro nelas. Estude bem as companhias disponíveis, olhe para os setores com atenção e entenda se há ou não espaço para crescimento.
3. Estude as empresas do seu interesse
Para investir em ações a longo prazo, você precisará fazer uma análise mais detalhada do negócio. É importante conhecer a empresa, a mesa diretora, as estratégias do negócio, os demonstrativos financeiros etc.
Veja quais são as expectativas do mercado para essa empresa, entenda o nicho que ela está inserida e garanta que existe espaço para que ela expanda suas atividades. Para evitar erros, escolha lidar apenas com negócios que você entende, pois assim fica mais fácil avaliar todas essas informações.
4. Respeite seu perfil de investidor
Todo mundo pode investir em ações. Entretanto, o perfil de investidor é o que vai definir a estratégia que será usada e o tipo de empresa na qual o investimento será feito.
Então, antes de começar a investir, entenda seu perfil. Veja se você é conservador, moderado ou arrojado. Em seguida, procure pelos tipos de investimento que mais combinam com essa definição. Caso seu perfil seja conservador, por exemplo, não faz sentido investir em ativos que variam muito, não é mesmo?
Ao escolher investimentos que não conversam com seu perfil você se expõe a um risco desnecessário. Antes de investir é preciso saber que o cenário pode mudar, que essas mudanças são normais e que é preciso suportá-las.
Tomando esses cuidados, comprar ações na Bolsa vai se tornar cada vez mais natural para você e as chances de errar só tendem a diminuir. Ainda assim, esteja sempre atento e jamais deixe de analisar as opções antes de tomar uma decisão. Independentemente do tempo que você investe ou da segurança que sente em si mesmo, essa análise é necessária e nunca deve ser ignorada.
Se você gostou do post, compartilhe-o em suas redes sociais! Essas dicas com certeza também podem ajudar algum amigo seu.