O planejamento financeiro familiar é uma das melhores formas de você e sua família controlarem o que acontece com o dinheiro todos os meses. Essa prática ajuda a evitar riscos financeiros, mantém as contas em dia e permite maior controle, o que facilita a criação de objetivos, por exemplo.
Só que colocar o planejamento financeiro familiar em ação não é uma tarefa muito simples. Como existem várias coisas envolvidas — é preciso poupar, se organizar, planejar, ter disciplina, investir regularmente etc. — é fácil cometer erros.
Para evitar que você continue passando por isso, listamos os cinco erros mais comuns no planejamento financeiro familiar. Confira!
1. Exagerar nos parcelamentos sem necessidade
O parcelamento é uma ótima forma de adquirir produtos sem precisar pagar toda a compra de uma vez. Entretanto, essa opção deve ser usada com cuidado. Em muitos casos, o juros do parcelamento faz com que o preço do produto fique muito mais alto do que o à vista.
Além disso, várias compras parceladas podem virar uma bola de neve. Ao comprar dessa forma, você tem a sensação de pagar só a parcela, mas isso é um erro. Esses gastos tendem a se acumular com o tempo e criar uma dívida impagável no cartão de crédito e em outros financiamentos.
2. Não ter objetivos bem definidos
Outro erro muito cometido pelas pessoas na hora de fazer o planejamento financeiro familiar é esquecer de definir objetivos. Poupar por poupar nunca dá certo. É preciso entender o que você e sua família querem fazer com o dinheiro e se planejar para isso.
Decida quanto precisa ser economizado por mês, defina o uso desse dinheiro e só depois comece, de fato, a poupar. Esse objetivo vai ajudar vocês a se orientarem.
3. Não respeitar o planejamento financeiro familiar
O planejamento financeiro, por si só, não vale de nada. Você e sua família precisam ter disciplina e seguir o que foi acordado. De nada adianta fazer planos se as pessoas falharem justamente na gestão financeira pessoal, não é mesmo?
Não fuja do planejamento. Quanto mais disciplinado você e sua família forem, mais rápido vocês alcançarão seus objetivos — e depois de um tempo fica mais fácil seguir o plano, porque vira um hábito de todos.
4. Tentar controlar as finanças sozinho
Como o próprio nome já sugere, o planejamento familiar é um trabalho em equipe. Todas as pessoas precisam focar no mesmo objetivo, devem economizar e respeitar o que foi acordado. Se só você se esforçar, nenhuma meta será alcançada.
Então, antes de tentar construir um patrimônio gigantesco, que tal conversar com sua família?
5. Não investir mensalmente
Além de planejar e poupar, existe uma outra forma da sua família controlar as finanças e alcançar os objetivos que escolheram. Estamos falando sobre os investimentos. Aplicar neles é um hábito saudável, ajuda a lidar com o dinheiro, facilita o acúmulo de capital e é muito mais simples do que parece.
Para obter o seu sucesso em investimentos é preciso fazer apenas três coisas:
- escolha uma instituição confiável para investir;
- alinhar os tipos de investimentos com seus sonhos e objetivos;
- disciplina e foco para médio e longo prazo
É saudável pensar em investimentos com estratégias a longo prazo. Eles devem ser usados para se planejar e atingir objetivos maiores de forma mais rápida. Você pode usá-los para juntar dinheiro para uma viagem, para a compra de uma casa ou carro, para pagar sua aposentadoria, a faculdade dos filhos etc.
Como você pôde ver, não existe nenhum grande segredo para ter sucesso no planejamento financeiro familiar. É só uma questão de criar bons hábitos, respeitar o seu perfil investidor e pensar no longo prazo, sempre buscando atingir seus objetivos.
Caso queira falar com um de nossos Assessores para tratar de seus investimentos, estamos à sua disposição.