5 dicas para começar a investir com o pé direito

·

 

O mercado financeiro é um ambiente rico em oportunidades. Ainda assim, várias pessoas têm dificuldade em começar a investir. É fácil se perder ou cometer alguns erros quando fazemos algo novo, diferente daquilo com que estávamos acostumados.

Apesar disso, seguindo algumas dicas, você consegue entrar no mercado financeiro sem muitos problemas. Basta tomar cuidado com os erros mais comuns, se informar sobre as questões práticas mais importantes e pronto, você será um investidor de sucesso.

Para ajudar você nesse processo, separamos algumas dicas importantes para quem quer começar a investir fazendo tudo da maneira correta. Confira!

1. Entenda seu perfil de investidor

No mundo dos investimentos, é comum dizer que existem três perfis de pessoas: os investidores conservadores, os moderados e os arrojados (ou agressivos). Cada perfil prefere um tipo de investimento. É importante respeitar isso para que você fique confortável ao começar a investir.

O perfil conservador escolhe a segurança acima de tudo. Ele dá preferência a investimentos de renda fixa, assim consegue saber qual será seu rendimento e como pode resgatar o capital. Por isso, esse investidor prefere os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA).

Enquanto isso, o investidor moderado aceita correr alguns riscos em troca de rentabilidades maiores, mas não abre mão da segurança. Ele gosta de diversificar e mesclar investimentos de renda fixa e variável. Sendo assim, é comum que sua carteira tenha CDBs, Fundos de Investimento Multimercado e Fundo de Ações.

O investidor agressivo, por sua vez, é aquele que troca a segurança por grandes rentabilidades — sua carteira aceita vários investimentos, inclusive em renda variável. Ele aproveita as oportunidades disponíveis e investe em ações e derivativos.

2. Conheça os detalhes dos seus investimentos

A maior parte dos erros cometidos por iniciantes acontece por falta de informação. Ao investir sem saber sobre as regras de resgate, tabela regressiva de Imposto de Renda, come cotas e outros detalhes, você corre grandes riscos.

Portanto, sempre pesquise tudo antes de tomar uma decisão, combinado? Uma das melhores formas de fazer isso é procurar por conteúdo que fale das vantagens, desvantagens e riscos dos produtos pelos quais você tem interesse.

3. Tenha uma reserva de emergência para começar a investir

Investimentos são estratégias de médio a longo prazo. Por esse motivo, o ideal é que você não mexa no dinheiro que foi aplicado. Então, para conseguir investir com tranquilidade, é necessário que seja criada uma reserva de emergência.

Essa reserva servirá para que você mantenha suas obrigações em dia mesmo que aconteça algum imprevisto, sem precisar recorrer ao dinheiro que já foi investido.

4. Defina objetivos antes de investir

Dificilmente você conseguirá ter disciplina para investir se fizer isso sem objetivos. Apenas acumular riquezas não é uma boa estratégia, apesar de funcionar para algumas pessoas. Por isso, é interessante pensar em outras motivações para o investimento.

Quando você define um objetivo — pagar a faculdade dos filhos, fazer uma grande viagem, comprar uma casa etc. — tudo fica mais simples. É possível se programar, delimitar exatamente quanto será poupado e acompanhar diariamente seus rendimentos.

5. Conte com a orientação de profissionais

Por mais que você pesquise e aprenda sobre o mercado financeiro, não dá para aprender tudo. Alguns conhecimentos só chegam com a prática e, por isso, é fundamental buscar a ajuda de profissionais.

Os assessores de investimento, por exemplo, são uma excelente opção. Eles podem orientar você, ajudando a tomar as melhores decisões para o momento atual do mercado.

Seguindo nossas dicas, você vai começar a investir sem grandes dificuldades. Sua vida financeira ficará mais organizada e será possível aproveitar todas as vantagens que o mercado financeiro tem a oferecer.

Gostou do post? Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine nossa newsletter! Com ela, você vai receber nossos posts e dicas diretamente no seu e-mail.

Voltar

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado