5 dicas para se tornar um day trader de sucesso!

·

 

Day trade é o nome dado às operações que envolvem a compra e a venda de ações/contratos em um mesmo pregão, ou seja, no mesmo dia, o que representa um prazo de investimento muito curto.

O investidor que opta por realizar essas operações é chamado de day trader. No entanto, para ser um investidor de day trade, seu perfil deve ser agressivo, ou seja, você deve estar preparado para perdas grandes, da mesma forma que pode conseguir lucros altos. Por exemplo, você pode investir R$ 100,00 e, ao final do pregão, devido à desvalorização dos papeis, você só receber R$ 25,00 — uma perda de 75% do capital investido!

A seguir, você vai conferir cinco dicas para se tornar um day trader de sucesso!

1. Siga uma metodologia, tenha uma estratégia

No mundo dos negócios, assim como nas guerras, a estratégia ajuda bastante. Primeiramente, procure uma corretora que ofereça vantagens: ferramentas de gestão de riscos, taxas fixas ou descontos sobre os percentuais. Se o day trader gasta muito dinheiro com taxas, seus rendimentos acabam não compensando.

Os gráficos em tempo real são indispensável para as operações de um dia. Os sistemas enviam cotações e gráficos atualizados rapidamente. Com o serviço adequado, você poderá interpretar os padrões gráficos representando as oscilações daquele dia, o que ajuda a minimizar riscos.

2. Tenha tempo disponível

Durante o dia, o mercado financeiro passa por muitas oscilações e é fundamental ficar alerta para não ter prejuízos ou deixar passar boas oportunidades.

Muitas corretoras oferecem estratégias automáticas que dispensam o investidor de permanecer sentado diante do computador por todo o pregão. Ordens agendadas de stop loss/gain costumam evitar prejuízos, favorecendo a venda das ações no momento certo.

De qualquer modo, não basta confiar em ferramentas predefinidas, pois o mercado não segue regras estáticas e pode acontecer o contrário do que se esperava. Ficar atento ao mercado é, portanto, uma atitude proativa.

3. Defina uma rotina

O day trader precisa de disciplina e paciência. Os resultados esperados só serão alcançados se ele, além de ser um estrategista, cumprir um rotina que inclui ações tanto antes quanto depois do mercado abrir.

Antes, ele deve:

  • verificar gráficos com indicadores internacionais;
  • ler notícias sobre as empresas que oferecem ações;
  • fazer uma reanálise dos trades do dia precedente, confirmando se as suas estratégias foram realmente seguidas;
  • procurar, através da análise gráfica, boas oportunidades.

Depois do mercado abrir, o investidor deve:

  • acompanhar as alterações nos preços;
  • manter um registro das operações do dia, reconsiderando seu desempenho, observando os resultados e fazendo o cálculo do imposto de renda;
  • evitar negociações por impulso, que fogem aos objetivos estratégicos;
  • fechar o dia analisando tudo que foi realizado e apurando os resultados finais.

4. Compreenda os custos e os riscos

O bom day trader deve compreender com clareza os riscos e os gastos que envolvem as operações de um dia. O custo mais relevante é a taxa de corretagem, que pode ser muito cara dependendo da corretora. Para reduzir a taxa, é preciso pedir descontos, negociar com a entidade.

Além disso, há os emolumentos, as taxas cobradas pela bolsa de valores. E também incide o imposto de renda sobre os rendimentos (20%).

5. Simule negociações

Antes de aplicar seu dinheiro, o day trader deve analisar que comportamento o ativo assumirá durante o pregão. Mesmo considerando o prazo muito apertado, ainda é possível prever com alguma margem de acerto e evitar perdas mais graves.

As corretoras oferecem muitas ferramentas de simulação e também existem softwares que realizam esse trabalho. De qualquer modo, a simulação nunca corresponde exatamente à realidade, que envolve outros fatores, como a tomada de decisões por emoção.

Para ser um day trader de sucesso, você deve seguir essas dicas. Para se estimular, fique ciente que essas operações oferecem benefícios como: alavancagem (possibilidade de aplicar pouco dinheiro em muitos lotes de ações ou contratos); sossego (com uma boa gestão de riscos, o day trade é uma operação relativamente tranquila); operações rápidas (o capital não fica parado durante muitos dias) e operar vendido (no day trade, durante as crises, a venda descoberta é comum).

E então, este post útil para você? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas!

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado