Escolher um bom site de investimentos requer cuidado. Afinal, apesar de atualmente haver muitas formas de ter acesso a plataformas de investimentos, isso não significa que elas sejam seguras ou confiáveis, certo?
Por isso, encontrar um site de investimentos confiável e que ofereça boas opções de suporte pode ser uma longa procura. A boa notícia é que existem modos de tornar esse desafio mais fácil e muito mais seguro. Um deles é contar com um serviço de assessoria.
Neste post, explicamos qual é papel da assessoria e como ela pode te ajudar nesse processo. Continue com a gente e saiba mais!
A importância de uma assessoria na busca por investimentos
O papel da assessoria é oferecer orientação sobre o mundo dos negócios ao cliente. Guiar o investidor e ajudá-lo a aplicar seu dinheiro para obter o maior lucro possível.
Ter a capacidade de se adaptar ao cliente é uma das principais características do profissional dessa área, pois isso o ajuda a encontrar as melhores soluções de acordo com os interesses de cada investidor.
Se você tem problemas financeiros, mas quer investir, o assessor vai orientar você a lidar com as despesas para obter um equilíbrio e conseguir aplicar seu dinheiro de forma segura e efetiva. Além disso, o profissional oferecerá dicas de qual é a estratégia adequada para aquele momento.
A assessoria de investimentos também pode te guiar e mostrar quais são os melhores meios para investir, como escolher uma boa corretora e qual site de investimentos é o mais apropriado. Além disso, ele ajuda o interessado a descobrir qual é seu perfil de investidor, que é um dos assuntos do próximo tópico.
As principais funções de uma assessoria de investimentos
Mapear o perfil financeiro do investidor
O trabalho do assessor, em um primeiro momento, é desenvolver a consciência de quem o investidor é quando o assunto é dinheiro. Para isso, ele avalia o comportamento do cliente para conhecer suas necessidades, seus objetivos, seu histórico familiar e em que situação sua vida financeira está.
Além disso, para identificar o perfil do investidor, o assessor precisa entender qual a sua tolerância aos riscos e o que ele busca ao fazer um investimento.
Auxiliar no planejamento e indicar um site de investimentos confiável
Depois de auxiliar o investidor a saber qual é seu perfil, o assessor o ajuda a definir suas metas financeiras. Nesse processo, o trabalho do profissional é mostrar para o cliente, quais são as possibilidades para que ele possa realizar seus objetivos.
Para isso, ele apresenta as principais características dos diferentes tipos de aplicações, bem como ajuda na escolha do melhor meio para investir (como as corretoras e os sites de investimentos). Em outras palavras, ele mostra os benefícios e as desvantagens de cada opção em relação ao que o investidor quer alcançar.
Em qualquer contexto, ele sempre considera a situação atual do cliente, bem como relaciona sua renda e seu patrimônio com o que o investimento pode trazer. Com base nisso, monta uma carteira de investimentos adequada para aquele perfil.
Aperfeiçoar os investimentos
Essa é uma das funções úteis para investidores que já têm uma carteira de investimentos. Nesse caso, o assessor avalia os ativos que fazem parte dela para descobrir se eles estão de acordo com as expectativas e objetivos do interessado.
Caso não estejam, o assessor faz um trabalho de mapeamento de riscos e inutilidades. Isso inclui, entre outros, mudar o arranjo das aplicações e sugerir ativos mais diversos para melhorar o desempenho da carteira e adequá-la às expectativas.
Desse modo, o investidor pode obter um portfólio de investimentos mais adequado àquilo que pretende. E mais: esses itens vão estar mais alinhados às suas necessidades e aos seus objetivos.
Oferecer orientações
É importante ressaltar que, ao contrário do que parece, as funções de um assessor não se limitam a ajudar o investidor a conhecer seu perfil e montar sua carteira. Ele ainda o acompanha periodicamente para analisar se tudo vai de acordo com o planejado. Nesse ponto, o profissional faz revisões dos investimentos com o intuito de melhorar os rendimentos do cliente.
Assim, ao observar que um determinado produto não está rendendo o esperado, o assessor pode mostrar o cenário para o investidor e apresentar novas possibilidades que, naquele momento, fazem mais sentido. Dessa maneira, o que foi programado não é perdido e o objetivo é alcançado.
Definir tolerância a riscos
Outra função importante do assessor é analisar o comportamento do cliente para perceber o quanto de risco ele suporta. Para isso, o profissional avalia as metas do interessado em um período de tempo de forma a entender o que ele pretende em curto, médio e longo prazos.
Aqui, podem haver outros objetivos (não só aqueles relacionados ao próprio indivíduo). Ou seja, além de incluir conquistar uma aposentadoria que garanta seu padrão de vida ou comprar um carro, pode englobar aspectos relacionados à família, como garantir a faculdade dos filhos, fazer uma viagem de férias, adquirir um imóvel e assim por diante.
Além disso, o profissional também verifica os possíveis contratempos que podem surgir e sobre os quais o investidor não tem controle. Ou seja, doenças, perda do emprego e falecimento, entre outros.
A partir disso, ele ajuda o cliente a encontrar soluções para lidar com esses problemas — com orientações precisas que incluem desde opções de investimentos adequadas até um bom site de investimentos. Afinal, a ideia é que o investidor possa ter uma vida financeira tranquila não só no presente mas, principalmente, no futuro.
Então, o post ajudou você a entender melhor como o assessor de investimentos é fundamental para quem pretende acertar em seus investimentos? Se você está em busca desse tipo de acompanhamento, entre em contato conosco para entender como podemos te ajudar a conquistar seus objetivos!