Acompanhar as notícias sobre o mercado financeiro pode ser um grande desafio! Afinal, as mudanças são constantes e o investidor deve estar preparado para tomar decisões rapidamente. A principal vantagem de conhecer as novidades da economia é aproveitar as melhores oportunidades para investir corretamente e fazer o seu dinheiro trabalhar.
Mas, você sabe quais são os melhores canais de informação para acompanhar as notícias do mercado financeiro? Neste artigo, vamos mostrar alguns deles e a importância do calendário econômico para um bom investidor. Continue com a gente!
Onde acompanhar as notícias sobre o mercado financeiro?
Infomoney
Uma das principais fontes de informação sobre economia, o Infomoney traz notícias sobre o mercado financeiro, além de matérias sobre negócios, carreira e empreendedorismo.
Ele também apresenta cotações de moedas (inclusive das criptomoedas) e altas e baixas de ações. Algumas matérias também ajudam os investidores a organizar as finanças, escolher os melhores produtos de renda fixa e fazer análises político-econômicas. Vale o clique!
Valor Econômico
Outro importante portal de notícias do mercado financeiro é o Valor Econômico — e ele também não se restringe aos investimentos. Se você tem interesse em entender a dinâmica do mundo dos negócios e da política nacional e internacional, essa é uma ótima fonte de informação.
O portal também traz entrevistas com especialistas da área e colunas de jornalistas, escritores e economistas, como Claudia Safatle e Nilson Teixeira. Quer mais uma vantagem? O site oferece uma ferramenta chamada ValorData para a consulta de indicadores econômicos, como o índice Bovespa. Não deixe de conferir!
Bloomberg
A Bloomberg é fonte obrigatória de consulta para qualquer investidor experiente. A empresa é referência na produção de notícias e faz uma cobertura bem completa sobre o mercado financeiro. E não é para menos: são mais de 2.700 jornalistas distribuídos em 120 países captando informações sobre commodities, ações, câmbios e instrumentos financeiros, além de pesquisas que podem ajudar a entender o panorama de diversos setores da economia.
Banco Central
Para investidores que buscam informações mais específicas, o site do Banco Central (BC) é uma boa opção. O BC é responsável pelo controle da inflação no Brasil, regulando a quantidade de moeda que circula pelo país.
Além das notícias, o portal traz dados de câmbio e capitais internacionais, informações sobre poupança, inflação, indicadores econômicos e taxa de juros atualizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) — é nesse site que você pode consultar o valor da Taxa Selic em primeira mão.
Tesouro Nacional
O site do Tesouro Nacional também é uma fonte de informações específicas. Nele, você pode acompanhar relatórios financeiros da União e notícias sobre o Tesouro Direto, instituição vinculada ao Ministério da Fazenda.
O portal oferece também uma ferramenta muito útil para quem tem interesse nesse tipo de investimento: um simulador do Tesouro Direto para você saber quanto precisa aplicar hoje para receber o valor pretendido no futuro. O simulador ajuda até quem ainda não sabe qual título escolher, identificando o melhor para seu perfil. Uma ótima forma de começar, não é?
O que é o calendário econômico e como utilizá-lo?
Quer uma dica de ouro? Faça um calendário econômico! Não sabe o que é isso? A gente explica.
O calendário econômico é uma “agenda” que antecipa as datas de eventos que podem influenciar no mercado. Ele prevê anúncios com o poder de antecipar acelerações ou reversões, como taxa de juros, inflação, crédito, índice de preços ao consumidor, PIB, balanços, taxas de desemprego etc.
O Investing é um portal de notícias com um calendário econômico. Outros sites também são ótimos para montar seu calendário:
Neste post, você conheceu algumas maneiras de se manter informado sobre notícias do mercado financeiro e acompanhar tendências que podem fazer a diferença em suas estratégias de investimento. Ah, e não se esqueça de montar um calendário econômico para antecipar previsões e agir na hora certa, ok?
Agora que você já sabe como acompanhar as principais notícias sobre o mercado financeiro, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Assim, outros investidores podem conhecer boas fontes de informação sobre investimentos. Até a próxima!