Melhores investimentos do mercado financeiro?

·

 

A incerteza tem sido a marca do mercado de investimentos nos últimos meses. Nesse cenário, a instabilidade econômica e política do Brasil dificultam bastante a definição sobre onde investir e qual o melhor tipo de investimento a ser feito.

Mas, apesar de todas essas indefinições, chega uma hora que é preciso se decidir sobre qual caminho tomar, não é mesmo? Embora seja bastante difícil apontar quais são os melhores investimentos, é preciso ter uma direção, um objetivo e aguardar por dias promissores.

Confira neste post quais os investimentos que podem oferecer melhores resultados neste momento de instabilidade que o país passa.

Período de instabilidade

No início de 2018 ainda era possível enxergar certo otimismo no mercado, com o ensaio de uma reversão do quadro bastante negativo dos últimos anos. Com bons indícios de recuperação econômica do país e taxa de juros a níveis historicamente baixos, foi possível vislumbrar um cenário melhor para o ano.

Com o decorrer do tempo, porém, o otimismo arrefeceu e reconduziu os investidores a uma rotina de incertezas. Os dez dias da greve dos caminhoneiros, no final de maio, representaram um duro golpe nos planos de reaquecer a produção econômica, a expuseram à frágil base em que se alicerça nossa economia.

Para os próximos meses, há a incerteza quanto aos destinos políticos que o país deve tomar, o que deixa em aberto os rumos que o comando da economia terá e torna arriscada qualquer projeção sobre o desempenho dos investimentos.

É sob esse cenário que se deve definir qual o melhor caminho seguir. Se por um lado a Selic mais baixa limita os rendimentos dos investimentos em renda fixa, por outro, a indefinição quanto ao futuro justifica a cautela frente a voos mais ousados.

A seguir, confira algumas avaliações sobre o comportamento das principais opções de investimentos para os próximos meses e defina suas estratégias.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto  é um dos investimentos mais populares do momento entre investidores conservadores e iniciantes. Quem investe no Tesouro Direto está, na verdade, comprando títulos do Governo Federal, que garante o seu pagamento.

Mesmo com a instabilidade do mercado, é um caminho seguro para quem ainda está na fase de evolução entre a poupança e outras opções mais rentáveis.

Para melhorar os ganhos do Tesouro Direto a saída é não esperar simplesmente o seu vencimento. O ideal é acompanhar a rentabilidade diária do seu pacote e negociá-lo nos momentos em que estiver mais elevada do que aquela contratada na hora da compra do título.

Nessa estratégia, o ideal é apostar nos títulos com prazo de vencimento mais longo, pois estes tendem a ser mais voláteis (seu valor varia mais que os demais em um mesmo período de tempo), aumentando a probabilidade de ganhos.

Caso seu objetivo principal seja proteger o seu capital com um rendimento de longo prazo, a dica é esperar pela data de vencimento dos papéis para o resgate. Sempre lembrando que o Tesouro Direto permite investimentos a partir de apenas R$ 30,00 e o investidor aplica e acompanha a evolução dos seus títulos pela internet.

LCI e LCA

Outra opção para quem não pretende correr muitos riscos neste momento de incerteza são as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). Isentas de imposto de renda e garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, elas também integram o rol dos investimentos de renda fixa mais seguros, que ganham da Poupança em rentabilidade.

Porém, LCIs e LCAs são investimentos sem liquidez diária. Isso significa que o investidor só terá ganhos caso mantenha o valor aplicado até o final do contrato. E a definição de qual o melhor papel depende da avaliação da rentabilidade no dia da aplicação.

Ao contrário do Tesouro Direto, exige um patamar mais elevado de quem está disposto apostar nele. O aporte mínimo, dependendo da operadora, gira em torno dos R$ 30 mil.

Letras de Câmbio

As Letras de Câmbio (LCs) são mais um investimento indicado para quem busca rentabilidade superior à poupança e aos CDBs. Na verdade, ele funciona de forma semelhante aos CDBs, porém são emitidos por financeiras e não pelos grandes bancos.

Tanto CDBs quanto LCs podem ser compreendidos como um empréstimo feito pelo investidor ao banco ou corretora. A instituição usa o recurso para conceder outros tipos de crédito ou financiamentos. Por este empréstimo, o investidor é remunerado com base em um juros determinado.

De forma geral, as Letras de Câmbio se apresentam como uma alternativa aos demais investimentos em renda fixa, mas que pode oferecer alternativas de diferentes prazos de vencimento.

COE

O Certificado de Operações Estruturantes (COE) é uma alternativa que permite aliar o baixo risco e a possibilidade de ganhos mais elevados. É um investimento que reúne no mesmo pacote desde aplicações de renda fixa a ativos internacionais, como commodities e moedas.

Em um cenário de incerteza, o COE é uma opção interessante, pois reúne quase a mesma segurança de uma renda fixa com a oportunidade de ganhos da renda variável. Especialmente para o pequeno investidor ou de perfil mais conservador, é a oportunidade de aventurar-se sem abrir mão da proteção.

Claro que nem tudo são flores no mercado de investimentos. E uma das características do COE é a taxa de aplicação prefixada, que limita os ganhos do investidor a um determinado patamar. Isso pode ser considerado uma contrapartida à garantia de que não haverá perdas caso o pacote tenha um desempenho ruim.

Dessa forma, o COE é considerado uma boa alternativa especialmente para quem deseja diversificar parte de seus investimentos entre a rentabilidade mais baixa da renda fixa e o risco mais elevado de outros tipos de fundos.

Fundos de ações

O controle da inflação e a queda das taxas de juros propiciaram um melhor desempenho dos Fundos de Investimentos de 2017 para cá, em detrimento das aplicações de renda fixa, cujos resultados minguaram. Esse é um bom indicativo para quem busca melhores ganhos, mesmo que atrelados a riscos mais elevados.

Quem investe em um fundo de ações está, na verdade, adquirindo cotas de um pacote de ações administrado por uma corretora ou profissional do mercado financeiro. É ele quem escolhe as ações que comporão esse pacote e toma todas as decisões à respeito do seu gerenciamento.

Porém, quem vê com bons olhos a aposta no mercado de ações deve sempre ter cautela. Lembre-se que não há mais margem para queda de juros. Isso pode apontar que o ritmo de crescimento no desempenho dos fundos de ações dos últimos meses não deve se repetir.

Este é um panorama dos melhores investimentos que se pode realizar no mercado brasileiro atualmente. Avalie nossas observações ao definir seus próximos passos, tendo em mente que é preciso, acima de tudo, respeitar seu perfil de investidor, informar-se e contar com uma boa assessoria de investimentos.

Você ainda não tem certeza sobre qual o seu perfil de investidor? Então, veja nesse post como identificá-lo.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado