Hoje, existem tantas opções de investimentos que muitas pessoas nem chegam a conhecer todas as formas de investimento e aplicações financeiras. A poupança é vastamente conhecida, bem como títulos de capitalização, CDBs, ações, câmbio (troca de moeda estrangeira), ouro, entre outros.
Mas nem todos conhecem a diversidade dos fundos de investimentos, a opção Day Trade da bolsa de valores, a COE (O Certificado de Operações Estruturadas), os grupos de investimentos são exemplos disso. Existe até boutique de investimento!
Se você é um dos que ainda sabem pouco sobre essa forma de aplicar o seu dinheiro, leia o post e fique sabendo mais sobre o assunto.
O que é uma boutique de investimentos
Todos conhecem as boutiques que vendem roupas e calçados, mas boutiques que vendem produtos financeiros pode parecer novidade. E realmente é uma inovação no campo das aplicações financeiras.
As boutiques de investimentos são casas, cuja especialidade é alocar patrimônio para pessoas físicas e, em alguns casos, para pessoas jurídicas. Diariamente, elas pegam a análise de mercado e combinam com o perfil de risco de cada investidor, procurando os rendimentos mais vantajosos e a melhor maneira de aumentar a sua rentabilidade.
Uma alternativa aos grandes bancos
Mesmo existindo a disponibilidade de diferentes investimentos no mercado financeiro, a maior parte dos clientes nos bancos grandes só pode acessar os ativos da própria instituição. Apenas aqueles que têm contas do tipo “private” contam com atendimento mais privilegiado por causa da quantia de dinheiro aplicada, cujo valor mínimo é de cinco milhões de reais.
Para contornar essa dificuldade, a boutique de investimentos, que é uma empresa de menor porte, oferece atendimento aos clientes com patrimônio mais reduzido em relação aos clientes “privates” dos grandes bancos.
Assim, é possível adquirir bons produtos sem ter que ficar dependente desse tipo de instituição financeira. Com um capital de R$ 50 mil, por exemplo, o investidor já pode construir uma posição diversificada, recebendo atendimento e usufruindo resultados dos clientes “privates”.
Isso significa que, com apenas 1% do capital exigido nos grandes bancos, o cliente já poderá ter carteira exclusiva.
Os bancos x as boutiques de investimentos
Por contar com menor infraestrutura, a boutique de investimentos implica em menos custos e o assessor atende uma quantidade menor de clientes — e, em contraponto, maior qualidade. Em média, um assessor de boutique atende de 200 a 300 pessoas conforme o perfil da empresa e carteiras. Por outro lado, um gerente de banco atende, no mínimo, entre 700 a 800 correntistas.
Além disso, os bancos comerciais recebem dinheiro de diferentes operações, como pagamento de contas, empréstimos, transferência de recursos e assim por diante. Os investimentos não constituem o foco mais importante dos bancos. Sua receita vem da captação de recursos e dos empréstimos a custos mais altos. É por esse motivo que os títulos de capitalização são produtos financeiros muito populares nos bancos.
Assim, em relação aos fundos de investimentos, que representam diversificação na carteira, os bancos oferecem apenas entre 10 a 12 produtos gerenciados pela própria instituição, separados em categorias e com rendimentos inferiores aos mesmos produtos quando ofertados por gestoras menores.
Por fim, a boutique visa somente os investimentos, sendo remunerada pelas instituições que representa. Nesse sentido, compensa oferecer um atendimento mais personalizado e melhores rendimentos aos clientes. Ela não tem o compromisso de vender um ativo específico, como geralmente ocorre nos bancos.
As vantagens da boutique de investimentos
Confira, abaixo, mais detalhes sobre as vantagens da boutique!
A diversidade de investimentos
Quanto mais investimentos a boutique puder oferecer, melhor. E essa é certamente uma vantagem para os clientes, que terão mais opções e poderão recorrer a aplicações financeiras mais compatíveis com seu perfil — ou seja, não ficarão limitados aos ativos ofertados pelo banco em que são correntistas ou qualquer outro.
Por meio de uma corretora, a boutique opera em qualquer segmento do mercado financeiro, podendo comprar e vender produtos de renda fixa, fundos imobiliários, ações, fundos de investimentos e assim por diante. Para isso, é necessário somente que a corretora disponha de um contrato de distribuição do produto. A alocação diversificada dos recursos proporciona mais consistência e melhor rentabilidade futura aos clientes.
Em uma boutique, é possível encontrar mais de 500 fundos de gestores de diferentes dimensões (pequenas, médias e grandes). Você também pode encontrar fundos de bancos com reputação internacional.
A exclusividade
O investidor pode contar com um atendimento personalizado. O cliente poderá usufruir de um assessor de investimentos específico, que vai orientá-lo conforme seu perfil e preferências.
O investidor pode ter o investimento ajustado às suas necessidades, o que garante maior satisfação e possibilidades de lucros.
A verdade é que, com a ajuda das boutiques, o investidor tem acesso aos produtos que não são ofertados em larga escala por instituições bancárias — e mesmo por outras instituições financeiras.
A especialização
As boutiques também podem ser especializadas, o que não acontece com os bancos em geral, visto que eles devem focar prioritariamente em seus próprios produtos.
Por exemplo, elas podem ser especializadas por indústria (segmento), forma de transação bancária, quantidade de ativos do investidor e outras coisas.
O atendimento conforme o perfil do indivíduo ou empresa
As boutiques de investimentos realizam uma análise dos perfis dos clientes, a fim de orientar sobre as melhores opções disponíveis.
Assim, caso um cliente tenha perfil conservador, ela provavelmente recomendará investir em títulos de renda fixa (Tesouro Direto, CDBs, LCIs/LCAs, debêntures) ou em fundos de renda fixa. No caso de um cliente com perfil arrojado, a renda variável na forma de ações é uma boa opção de aumentar o patrimônio em longo prazo.
Os clientes não são apenas pessoas físicas, empresas também podem investir por meio de boutiques, conforme seu perfil. É preciso analisar as finanças da empresa e o seu perfil (ou de seu gestor) para estudar quais são os investimentos mais apropriados.
Maior acessibilidade e menos custos
Como não contam com infraestrutura muito complexa, como os grandes bancos, a boutique pode oferecer uma variedade de investimentos com menores custos.
O capital inicial, se comparado ao exigido pelos grandes bancos, é bem mais acessível, o que facilita a entrada de outras pessoas no mundo dos investimentos.
A boutique de investimentos é uma das boas alternativas que você e outras pessoas têm para dar início às suas aplicações financeiras.
Agora que você já sabe mais sobre as boutiques de investimentos, aproveite e descubra como funcionam os títulos públicos e privados!