Garantir um bom futuro é algo que devemos fazer todo dia. Nesse sentido, saber lidar bem com as finanças é o primeiro passo para ter uma vida tranquila lá na frente. Para isso, investir em ações é uma via interessante a ser seguida.
Mas se a ideia de investir no mercado de ações assusta, você não está sozinho. Promessas falsas e histórias públicas de investidores que ficaram muito ricos e depois perderam tudo distorcem as percepções da realidade.
Ao entender um pouco mais sobre assunto, você descobrirá que não é tão assustador quanto pensa. Pelo contrário, trata-se de um investimento viável e atraente. Por isso, estamos aqui para desmistificar o mercado e mostrar por que investir em ações é uma boa opção. Acompanhe!
Antes de tudo, entenda como funciona o mercado de ações
O mercado de ações nada mais é que um grande mercado de compra e venda. Nele, os investidores compram e vendem ações de empresas de todo o mundo. Mas você pode estar se perguntando por que uma empresa negocia ações, certo?
Empresas podem obter dinheiro de duas formas: pegando empréstimo com um banco, ou vendendo participação da empresa para pessoas que acreditam no seu negócio e querem se tornar sócios dela.
Sendo assim, quando uma empresa precisa de dinheiro, ela emite ações na bolsa e aqueles que acreditam que ela vai dar bons resultados, podem comprar as ações. Então, quando você compra uma ação, você está comprando um pedaço da empresa.
Para que a empresa possa emitir ações, ela precisa fazer uma oferta pública inicial (IPO), na qual o preço das ações é definido com base no valor estimado da empresa e em quantas ações estão sendo emitidas.
Dessa forma, a companhia consegue manter o dinheiro arrecadado para expandir seus negócios, enquanto o que o mercado chama de “share” (que são os lucros dos investidores a partir do valor inicial da ação) continuam a ser negociadas em uma bolsa, como a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, por exemplo.
Investidores continuam comprando e vendendo as ações da empresa na bolsa, embora a própria empresa não receba mais dinheiro desse tipo de negociação — a empresa recebe apenas dinheiro do IPO.
E é dessa forma que você faz dinheiro na bolsa: negociando as ações das empresas.
Para saber onde investir, é interessante analisar o mercado e entender quais organizações são sólidas e promissoras, mas isso é assunto para um novo post. Agora, vamos entender as vantagens de participar desse grande mercado global.
Principais vantagens de investir em ações
Todos já perceberam que fazer dinheiro na bolsa é o futuro! Nos Estados Unidos e outras economias mais desenvolvidas é comum as pessoas até darem ações como presente de aniversário!
Além disso, você sabia que Abu Dhabi possui um fundo soberano, o Mubadala, para poder fazer negociações na bolsa? Khaldoon Khalifa Al Mubarak, mais conhecido por aqui por ter comprado o Manchester City, vê que o mercado de ações é uma forma de diversificar a economia do país.
Afinal, se o governante de um país que possui tanta riqueza petrolífera está indo buscar dinheiro no mercado de ações, sinal de que há muitas vantagens em fazer parte dele. Vamos listar algumas.
Potencial de ganhos elevados
Existem muitas formas de investir em ações. Alguns investidores são mais conservadores e preferem seguir em investimentos controlados e mais garantidos. Quem tem ousadia e perspicácia, pode fazer uma grande fortuna.
Isso porque existe algo chamado Home Broker, uma ferramenta que permite a negociação de ações diárias pela internet. Pelo Home Broker, você consegue comprar e vender ações obtendo melhores lucros.
É uma ferramenta para quem quer mergulhar no mercado e não tem medo de arriscar. Mas é claro que você pode começar fazendo negociações a médio e longo prazo. Tudo vai depender dos seus objetivos financeiros.
Ser sócio de grandes empresas
Imagine que seu amigo resolve abrir uma hamburgueria e o convida para ser sócio. Você não sabe se o negócio vai dar certo e o risco pode ser alto e o retorno demorado, certo? Com o mercado de ações, você se torna sócio de empresas grandes e isso muda completamente o jogo!
Ser sócio de uma empresa que já está consolidada é uma vantagem para analisar melhor o risco e obter mais ganhos e de forma mais rápida. E por falar em rapidez…
Alta liquidez
Se você gostou das vantagens anteriores, mas acha que ainda falta algo, essa, com certeza, é a cereja que faltava no bolo. Liquidez é um termo técnico que fala sobre a rapidez que um ativo financeiro pode ser revertido em dinheiro.
Ações são ativos de altíssima liquidez. Lembra do Home Broker? Com um clique na ferramenta, você vende a sua ação e ela volta a se tornar dinheiro na sua conta. Simples assim!
E então, agora que você já deve estar animado para entrar no mercado, a pergunta que deve estar na sua mente é: como eu começo?
Como começar a investir em ações
Para investir em ações, você vai precisar de um intermediário que tenha autorização para atuar no mercado. Esses intermediários são os bancos ou corretoras de valores. Para saber como começar, você pode seguir três passos simples.
1. Comece definindo objetivos
Antes de se jogar de cabeça nesse mundo, pense aonde você quer chegar com sua vida financeira. Você pretende viver da renda dos seus investimentos, quer ficar milionário ou você quer apenas fazer um pé de meia para a aposentadoria?
Sabendo o quanto você quer alcançar e em quanto tempo, fica mais fácil escolher de que forma entrar no mercado.
2. Abra uma conta de investimento
Como dissemos, você precisará ter conta em um banco ou corretora para começar a investir. Os bancos de varejo não são boas opções para quem quer fazer parte do frenesi de um home broker, por exemplo.
Aqui você deve considerar abrir conta em uma corretora ou um banco de investimentos. A escolha entre banco ou corretora vai depender muito do seu objetivo. E também de quanto você vai deixar para cada um.
3. Analise custos e ofertas
Quando falamos em “deixar”, é apenas de forma irônica. Tanto bancos quanto corretoras precisam manter uma estrutura para conseguir manter os investidores negociando na bolsa. Para que você possa entrar no mercado, ambos vão cobrar um custo de operação.
Dessa forma, é bom analisar quanto cada instituição cobra e quais ofertas cada uma oferece antes de decidir por onde você vai começar a investir.
Agora que você já viu que investir em ações não é um bicho de sete cabeças e que é uma opção viável de fazer dinheiro, fale conosco e saiba como podemos ajudar você a encontrar as melhores ações do mercado!