Resultado Copom 02/02/2022, com Jayne Ruivo

·

Na semana passada, tivemos a primeira reunião do Comitê de Política Monetária de 2022, que decidiu por unanimidade elevar a taxa básica de juros, a Selic, para 10,75% ao ano. O Comitê ressalta que, em seu cenário de referência para inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções, dado que a inflação ao consumidor segue surpreendendo negativamente.

Com isso, entende-se que essa decisão da alta da Selic seja compatível para convergência da inflação para as metas, ao longo dos anos de 2022 e 2023. Em relação aos próximos passos, o Copom antevê que não fará outro ajuste de mesma magnitude, reduzindo o ritmo de ajuste da Selic.

Dessa forma, enxergamos a possibilidade de aumento de 100 bps na reunião de março e 50 bps na reunião de maio, com a permanência desse cenário até final de 2022, iniciando os cortes somente em 2023.

Na prática, devemos ver uma diminuição na volatilidade na parte curta da curva de juros, diminuição dos spreads de ativos pós-fixados e aumento dos spreads nos ativos prefixados. Para o investidor, continua sendo atrativa a diversificação da carteira entre os benchmarks para diluição do risco.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Jayne Ruivo
Jayne Ruivo
Jayne Ruivo é Head de Renda Fixa e Fundos de Investimentos na Cordier Investimentos. Certificada com Ancord AAI e CFP, está na Cordier desde 2018, onde já passou por diferentes cargos, como recepcionista, assessora de investimentos e mesa de renda fixa e fundos de investimentos. Além disso, Jayne é Engenheira Civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, e atualmente participa de reuniões com clientes, auxilia os assessores da Cordier a elaborar carteiras de investimentos e é responsável pela análise de produtos exclusivos do BTG Pactual.

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado