Esteja preparado para assumir as consequências das suas decisões

·

Olhando para todas as classes de ativos que temos para investir: renda fixa, ações, fundos imobiliários, crypto etc, sem dúvida alguma onde se encontra a maior legião de fanáticos é em criptoativos.

A princípio isso não parece ser nocivo, mas a convicção exacerbada normalmente nos leva a negligenciar riscos. Eu, com meus mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, com o passar do tempo eu fico cada vez mais convicto de que nada sei a respeito do futuro.

Foram inúmeras as vezes que o mercado puxou meu tapete, detonando minhas horas de estudo e minha convicção, me fazendo lembrar que a humildade, a racionalidade e a paciência, são atributos essenciais de sobrevivência no mercado.

Você sempre terá 2 escolhas quando se trata de investimentos:

1) se expor demais a um único ativo (ou classe de ativo) e o tempo provar que você estava certo e fazer muita grana com isso; ou perder muito dinheiro se estiver errado.

2) optar por ter rendimentos mais amenos (mas ao mesmo tempo extremamente satisfatórios para um investidor comum), porém com extrema segurança, visando proteção patrimonial. O famoso asset allocation que tanto falo com vocês.

O que vejo em muitos investidores de crypto é a negligência dos riscos.

  1. a) “eu estou 100% certo de que crypto é o futuro e o tempo irá provar e esfregar essa verdade na cara de vocês. Vou dar all-in”.
  2. b) “olhe para o histórico de valorização das cryptos, nada supera!!”.

As afirmações “a” e “b” são muito comuns e perigosas. Lembre-se que rentabilidade passada não diz absolutamente nada sobre rentabilidade futura. Essa regra é o bê-a-bá do mercado financeiro. Ter tido um passando espetacular não garante que o futuro terá a mesma trajetória.

Não há problema nenhum em você ser o cara da escolha número #1, só esteja consciente de que você pode estar errado e tomar um grande revés no seu patrimônio. Porém, vejo que a arrogância de alguns investidores é tão grande que eles não consideram isso como uma possibilidade.

Eu optei por me posicionar em crypto, respeitando os limites de risco que considero saudável pra mim. Cada um sabe da sua realidade e até onde o calo aperta. “ah, mas o Warren Buffett sempre teve alta concentração num determinado ativo e olhe onde ele chegou após décadas.”

Então você acredita ser o novo Warren Buffett? Se você acha que sim, volte ao início desse texto e leia tudo de novo, pois mais uma vez voltamos ao ponto chave: “convicção”. Se você estiver certo, você pode se dar muito bem. Se estiver errado, assuma as consequências.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Roberto Coutinho
Roberto Coutinho
CEO da Escola da Fortuna e Parceiro de Produção de Conteúdo Cordier

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado