Afinal, o que é multimercado e como investir nele?

·

 

No cenário econômico, os investimentos são diversificados, garantindo muitas opções para quem deseja aumentar sua renda. Nesse contexto, os fundos de investimento permitem diversificar ainda mais a carteira do investidor.

Existem muitos tipos de fundos, como os de renda fixa, os imobiliários e os de ações. Os fundos de ações integram a categoria de renda variável. Já os fundos imobiliários, apesar de considerados de forma geral como renda variável, agregam também em títulos de renda fixa.

Por outro lado, os fundos multimercado também são muito conhecidos dentro do mercado de investimentos. O nome define o fundo, que incorpora ativos diversos, sejam de renda fixa, sejam de renda variável.

Neste post, falaremos mais sobre esse assunto. Veja o que é multimercado, as suas vantagens e como investir nele!

O que é multimercado e como ele funciona

Os fundos multimercado são fundos que trabalham com diversos mercados, abrangendo produtos de renda fixa (inclusive títulos do Tesouro Direto), ações, câmbio, entre outros. Eles recebem aplicações de diferentes investidores e seguem uma determinada política de investimento.

Para ser formado um multimercado, é necessária a captação de recursos junto aos investidores, os quais serão compensados com as cotas do fundo. As cotas são proporcionais ao capital investido.

As aplicações podem ser em renda fixa e/ou variável e as cotas são valorizadas de acordo com determinados parâmetros.

O órgão responsável pela regulamentação e fiscalização dos fundos multimercado é a CVM (Comissão de valores Mobiliários), que fiscaliza todo o mercado financeiro.

Esses fundos podem atuar com ativos bem diversos uns dos outros, como: títulos de renda fixa, papéis de renda variável (como as ações), moedas (euro, dólar), derivativos, investimentos fora do país e assim por diante.

A estrutura do fundo multimercado

O multimercado é gerenciado por um gestor, profissional que compra e vende os ativos que compõem o fundo. Cabe a ele a decisão de escolher em qual título ou em qual ação investir.

Algumas vezes, existe um comitê gestor que decide sobre o fundo. Esse comitê é constituído por profissionais que compreendem o assunto, ou seja, são especializados em finanças e em economia.

Além do gestor, ou comitê gestor, existe o administrador, que é a pessoa (física ou jurídica) que administra o multimercado nas operações diárias. Ele monitora o fluxo de caixa e garante os direitos dos investidores.

Outra figura é o custodiante, que é geralmente uma empresa. Ela é contratada com a finalidade de guardar os ativos em total segurança. O custodiante também confirma a compra/venda dos títulos e/ou ações escolhidos pelo gestor.

Por fim, o distribuidor é a instituição que mantém relação mais direta com o investidor. Ao distribuidor, você poderá questionar sobre os passos seguintes do fundo e qual a sua rentabilidade.

As vantagens de investir em multimercado

Depois de saber o que é multimercado, vale a pena conferir algumas de suas vantagens. Uma das principais é que ele permite a diversificação da carteira de investimentos. Em vez de alocar seus recursos somente em um título, você os distribui entre vários investimentos diferentes.

Como envolve muitos ativos, o nível de risco pode ser moderado, conservador (raramente acontece, mas é possível) e agressivo (é o mais comuns). Essa hibridez promete uma rentabilidade mais alta com risco mais controlado.

O gestor tem mais liberdade para desenvolver estratégias competitivas que envolvam ativos de naturezas diferentes. Em médio e em longo prazo, o investidor tem a chance de gozar de ótimos rendimentos conforme a situação político-econômica do Brasil e do mundo.

O multimercado oferece a melhor relação risco-rentabilidade entre os fundos de investimento. Além disso, ele é mais rentável que a maioria dos fundos de renda fixa. Outras vantagens são:

  • as opções de alta e de baixa liquidez;
  • os rendimentos a médio prazo acima do CDI;
  • a gestão profissional do dinheiro aplicado pelo investidor;
  • a variedade de opções com objetivos diferentes (diversos tipos de fundos que usam estratégias específicas);
  • o alinhamento de interesses, pois o gestor receberá conforme seu desempenho;
  • a flexibilidade no capital inicial (não é preciso aplicar uma fortuna).

Os passos para investir no multimercado com mais segurança

Sabendo o que é multimercado, como ele funciona e quais as suas vantagens, vamos dar algumas dicas para investir nele com mais segurança. Confira.

Conheça bem como funciona o investimento

É importante saber como o multimercado funciona. Para isso, releia o texto e anote os principais pontos, como: incorpora diversos ativos (renda fixa e variável); tem gestor, administrador(a), custodiante e distribuidor; tem política e parâmetros próprios, diferentes dos outros fundos; a remuneração é proporcional ao capital aplicado e assim por diante.

Entenda as estratégias usadas

De acordo com o tipo de fundo, as estratégias variam. Por exemplo, macro é um dos maiores fundos multimercado e efetua negócios com produtos de renda fixa e variável. As estratégias são definidas considerando o cenário macroeconômico em médio e em longo prazo.

Multiestratégia, como o próprio nome sugere, é um tipo que foca em diferentes estratégias, não priorizando nenhuma delas. Decide-se pelo caminho mais viável depois de uma análise de risco e de probabilidades de retorno.

No multigestor, o investimento envolve outros fundos, administrados por gestores diversos. Essa estratégia visa a ganhar especialização mais profunda na gestão, aumentando assim as possibilidades de retornos vantajosos.

O trading tem como finalidade a rentabilidade a partir das variações de preços nas aplicações de curto prazo. Os riscos podem ser maiores.

A estratégia de juros e moeda se caracteriza pela busca de rendimentos por meio da aplicação em renda fixa, câmbio e mercado de juros futuros. O gestor vende e compra ativos/derivativos seguindo as tendências apresentadas pelo câmbio e pelos juros. Não há aplicação em ações.

Além dessas estratégias, existem outras como a Long & Short (prioriza as ações), estratégia livre (pode recorrer a diferentes estratégias sem compromisso com nenhuma delas), capital protegido (protege, parcial ou integralmente, o dinheiro aplicado) e estratégia específica (um ativo é escolhido e o gestor trabalha somente em cima dele).

Conte com assessoria qualificada

Busque orientação com quem entende. Não se arrisque a investir baseado somente em seus parcos conhecimentos, naquilo que leu rapidamente na internet ou na opinião superficial de outros investidores.

Mesmo sabendo o que é multimercado e o seu funcionamento, procure uma assessoria de investimentos para informações mais detalhadas e sugestões mais confiáveis.

Abra uma conta em boa corretora

É fundamental pesquisar pelas melhores corretoras de valores, que sejam cadastradas na CVM (consulte a página específica no site da entidade). Compare as opiniões dos clientes sobre a corretora e avalie sua reputação no mercado financeiro.

Confira também se ela oferece opções compatíveis com seu perfil e informe-se sobre o preço das taxas, comissões e eventuais encargos a pagar. Depois que conferir esses detalhes, abra sua conta.

Analise o histórico do fundo

A análise do histórico permite saber se o fundo vem oferecendo resultados mais consolidados. Não é uma garantia de que haverá bons rendimentos sempre, mas pelo menos minimiza riscos. É uma maneira também de conhecer melhor o desempenho do gestor e sua estratégia.

O post mostrou o que é multimercado e como investir nele. Mas seus objetivos são importantes fatores na hora de tomar a decisão. Por isso, escolha um fundo que se adeque ao seu perfil e que seja realmente promissor.

Este texto foi útil para você? Então, para continuar recebendo materiais ricos e variados, assine a nossa newsletter!

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado