Corretora de investimento: o que é e como pode te ajudar a aumentar o seu patrimônio?

·
Capa de Artigo: Corretora de Investimentos

Olá, investidor! Sabemos que cada vez investidores tem procurado alternativas para aumentar o seu patrimônio e usado assessorias especializadas como principal fonte para esse serviço. Mas afinal, você sabe o que é uma corretora de investimento, de fato, qual é o seu papel no suporte aos investidores e como escolher uma assessoria de qualidade pode ser fundamental, tanto para o crescimento do seu patrimônio, quanto para a segurança do seu dinheiro?

Para saber tudo isso e muito mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo que você precisa saber antes de investir seu dinheiro com uma corretora de investimentos.

Corretora de investimentos o que é

Primeiramente, nada mais justo do que explicarmos o que é uma corretora de investimento. Explicando de maneira simples, uma corretora de investimento é uma empresa intermediadora entre um investidor e o mercado financeiro, podendo agir com a Bolsa de Valores, banco ou até empresas terceirizadas vinculadas aos seus clientes.

Mais especificamente, uma corretora de investimentos é uma empresa atuante no mercado financeiro que intermedia todas as transações de compra e venda entre seus clientes e instituições financeiras.

As funções de uma corretora de investimentos na vida de um investidor são:

  • Intermediar todas as transações de investimento dos seus clientes;
  • Suporte para a abertura de conta;
  • Analisar constantemente os investimentos dos clientes;
  • Oferecer atendimento ágil e de qualidade.

Corretora de investimentos como funciona

Conforme falado no parágrafo anterior, uma corretora de investimentos é uma empresa que auxilia pessoas investidoras a investir o seu dinheiro para que essas conquistem maiores rendimentos e/ou tenham suporte na hora de aplicar o seu patrimônio nos diferentes produtos de investimento existentes.

Por que investir com uma assessoria investimento?

Uma dúvida muito comum entre investidores é “por que investir com uma corretora de investimentos”.

E a resposta é simples, com uma empresa especializada e de credibilidade prestando a consultoria de investimentos, o investidor pode se ausentar de diversas responsabilidades. Afinal, o assessor responsável pela sua conta fica responsável por administrar o seu patrimônio, acompanhar o rendimento, escolher as melhores opções de investimento e garantir a segurança da aplicação.

Vale lembrar que todos os assessores de investimento são credenciados à ANBIMA, e devem ter as diversas certificações para assessores de investimento para fazer todas essas operações, garantindo maior qualidade e segurança para os investidores.

Investir com corretora ou banco, qual vale mais a pena?

Outra dúvida comum entre investidores iniciantes é “o que vale mais a pena, investir com corretora ou banco?”

E por mais que bancos tradicionais ofereçam possibilidade de investimento, nem sempre o foco dessas instituições são 100% preparadas para gerenciar investimentos e/ou são focadas nesse tipo de produto.

Por isso, é mais vantajoso para o investidor escolher uma empresa especializada, ou seja, um banco de investimento ou uma corretora de investimentos, como o Banco BTG Pactual e a Cordier Investimentos, respectivamente, que são instituições focadas no aumento e planejamento patrimonial dos seus clientes.

Produtos de uma corretora investimentos

Mas afinal, quais são os produtos oferecidos por uma corretora de investimentos? Confira nos tópicos abaixo os produtos mais procurados por investidores na hora de contratar uma empresa especializada em investimento:

Renda variável

Investimentos em renda variável são aqueles cujo retorno são imprevisíveis no momento da aplicação, ou seja, o investidor não sabe qual será o percentual do rendimento ao longo do tempo.

De modo geral, o rendimento de investimentos em renda variável pode sofrer oscilações dependendo das condições do mercado, como queda ou aumento nos valores das ações adquiridas, índices básicos de juros e até questões geopolíticas ou climáticas.

Alguns exemplos de investimentos em renda variável são:

  • Ações;
  • Fundos imobiliários (FIIs);
  • ETFs;
  • Câmbio;
  • Fundos de investimento;

Renda fixa

Investimentos em renda variável são o completo oposto dos feitos em renda variável. De modo geral, nesse modelo de investimento, o investidor sabe exatamente qual será o retorno final no momento da aplicação.

Ou seja, ao fazer uma aplicação e decidir por quanto tempo o seu patrimônio ficará rendendo, o investidor sabe exatamente o valor final do resgate.

Outra vantagem muito procurada por investidores em renda fixa é a segurança nas aplicações. Isso acontece porque investimentos em renda fixa são os mais seguros do mercado, inclusive, alguns possuem o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Alguns exemplos de renda fixa são:

  • Títulos públicos;
  • CDB’s (Certificados de Depósitos Bancários);
  • Debentures;
  • LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio);
  • CRI e CRA (Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio).

Previdência privada

Previdência privada é um tipo de investidores para investidores que têm objetivo de médio e longo prazo.

Explicando de maneira simples, o investidor que quer se beneficiar da previdência privada faz contribuições mensais e esse dinheiro gera rendimentos ao longo de todo o período em que a aplicação.

Após isso, todo o valor arrecadado mais o rendimento viram uma renda para o investidor, preparando-o para o futuro.

Seguro de vida

O seguro de vida é um tipo de investimento onde o objetivo principal na sua aplicação é uma proteção econômica e financeira do investidor e da sua família.

Com o seguro de vida, a família do assegurado garante o recebimento de uma indenização no caso de uma fatalidade, podendo manter o padrão de vida e se isentando de preocupações financeiras.

Saiba mais sobre assessoria de investimentos

O mundo de investimento pode ser complexo e deixar investidores perdidos em meio a tantas informações e definições. Você quer saber mais sobre o assunto e entender mais sobre o mercado financeiro? Então acesse mais conteúdos do blog da Cordier Investimentos e fique atualizado sobre o assunto! Confira:

Em qual corretora investir: saiba como escolher a sua

Agora que você entende o que é uma corretora de investimentos, como ela funciona e ajuda investidores a alcançarem seus objetivos, você deve estar se perguntando como uma pessoa que deseja investir pode escolher uma corretora de confiança para aplicar o seu dinheiro.

Pensando nisso, a equipe da Cordier Investimentos separou algumas dicas de como você pode escolher a corretora de investimentos ideal.

De modo geral, é recomendado que você busque por empresas de credibilidade e que sejam de referência no mercado financeiro. Para isso, atente-se aos seguintes pontos:

  1. A qual banco a corretora de investimentos é conveniada?
  2. Quanto de patrimônio líquido ela tem sob gestão atualmente?
  3. Quais são as certificações dos profissionais da corretora?

Escolha a Cordier como a sua consultoria de investimento

Agora que você sabe o que olhar na hora de escolher a sua assessoria de investimentos, conheça mais sobre a Cordier Investimentos.

A Cordier Investimentos é uma assessoria de investimentos fundada em 2016 e associada ao Banco BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

Atualmente, a Cordier conta com mais de R$2 bilhões em gestão, e oferece um portfólio completo de produtos em investimentos (renda fixa, renda variável, fundos imobiliários, COE, seguro de vida, previdência privada, câmbio comercial e outros).

Acesse o nosso site ou agende uma reunião com um dos nossos assessores e comece a investir de verdade com uma assessoria especializada!

Na hora de investir, as pessoas interessadas podem procurar dois tipos de instituição: as corretoras de investimentos (também chamadas de corretoras de valores) e os bancos.

Mas qual dessas instituições é mais confiável? Será que vale a pena transferir dinheiro para uma corretora de valores ou será que é mais sensato recorrer aos bancos, que já são mais tradicionais e em que muitas pessoas já têm contas pessoais?

Neste post, mostraremos como funciona uma corretora de investimentos e por que vale a pena confiar nessa instituição!

O que é uma corretora de investimentos

Uma corretora de investimentos é uma instituição financeira que oferece ao cliente a oportunidade de ter acesso a diferentes aplicações financeiras usando apenas a internet.

Para contar com os serviços de uma corretora, é preciso abrir uma conta na plataforma, em um processo rápido e gratuito.

Há alguns anos, as corretoras se dedicavam somente à oferta e à gestão de ações. Atualmente, somente quem pode comprar e vender ações na Bolsa de Valores são as corretoras. Essa medida formaliza o processo e confere mais segurança aos investidores.

Mas, como já foi explicado, hoje em dia as corretoras ampliaram seu portfólio e facilitaram a vida de muitas pessoas que desejam investir, principalmente aquelas que não entendem muito do assunto.

Vantagens de investir por meio de corretoras

Mas afinal, quais as vantagens de investir com uma corretora de investimentos na prática? Confira os tópicos abaixo e descubra algumas das várias vantagens de optar por uma assessoria de qualidade para a gestão da sua carteira!

Diversificação de investimentos

Primeiramente, essa instituição permite diversificar os investimentos, considerando a variedade de títulos e papeis que oferecem. Isso significa que, ao contratar os serviços de uma corretora, o investidor tem à sua disposição uma variedade de ofertas de diferentes estabelecimentos e terá o direito de escolher as que mais lhe agradarem.

Facilidade de transições

Outra vantagem é a facilidade para comprar e vender ativos. No caso das ações, antigamente era necessário participar da “feira” de ativos, ou seja, do insuportável pregão da bolsa. As ordens de compra e venda eram feitas principalmente por telefone.

Hoje ainda é possível usar o telefone, mas com o Home Broker a compra/venda de ações acontece pela internet, usando um formulário para enviar as ordens de compra e venda para a bolsa de valores. O Home Broker oferece ainda recursos diferentes, como o stop loss, que ajuda no gerenciamento de riscos, prevenindo grandes perdas.

Segurança

O investidor também conta com mais segurança na intermediação do negócio. Muitos milhões de reais são negociados na bolsa durante a semana, com a participação de investidores do Brasil e do exterior. Com a infraestrutura mais robusta das corretoras de investimentos, é possível realizar transações rápidas e seguras, mesmo que o volume de dinheiro seja muito alto.

A bolsa de valores nacional tem o Programa de Qualificação Operacional (PQO), disponibilizando selos que certificam que as corretoras estão realmente aptas a efetuar seu trabalho.

Suporte e atendimento personalizados

Outra vantagem é a possibilidade de receber recomendações confiáveis de compra/venda. Os aumentos de juros podem afetar profundamente os negócios na bolsa de valores. Alterações repentinas no preço do petróleo, minério de ferro e outros produtos também são fatores que interferem na bolsa. Mesmo os investidores mais experientes acabam não conseguindo acompanhar todas as mudanças.

A corretora de investimentos apresenta setores especializados na análise de mercado e usa seus conhecimentos para prestar assessoria aos clientes, mostrando o cenário nacional e mundial e dando dicas de como fazer boas aplicações. As análises técnicas e fundamentalistas feitas pelas corretoras ajudam a investir, evitando que eles corram mais riscos que os necessários.

Elas ainda oferecem um amplo material educativo, preparando os clientes para que sejam capazes de efetuar suas próprias operações.

A escolha de uma corretora de investimentos: como fazer?

Como existem muitas plataformas de investimentos, o investidor pode ficar confuso na hora de escolher em qual delas vai se cadastrar e começar suas aplicações. Veja como escolher, a seguir.

Faça uma pesquisa sobre a instituição

Procure o maior número possível de informações sobre a empresa. Use a internet para agilizar sua pesquisa e investigue especialmente em sites de órgãos que regulamentam e fiscalizam o mercado financeiro.

Um desses órgãos é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e você pode conferir se a corretora está registrada.

No site da bolsa de valores, é possível encontrar a lista com todas as corretoras habilitadas e também os serviços que cada uma oferece.

Consulte a opinião de outros investidores

Procure se informar com familiares, amigos e outras pessoas de confiança que utilizaram os serviços de uma corretora. Pergunte o que eles acharam dela e que nota dão ao seu trabalho. Se gostaram dos preços de corretagem ou acharam muito altos.

As redes sociais também são importantes fontes de consulta sobre os serviços de qualquer empresa. Certos sites, como o Reclame Aqui, também são valiosas referências.

Avalie as taxas cobradas

As taxas de corretagem variam de acordo com a instituição. Pesquise a média de mercado para ter uma ideia clara dos custos que envolvem as atividades de corretagem.

O percentual muda também conforme o tipo de investimento. No caso do Tesouro Direto, a taxa pode alcançar 2% ao ano. Em ações, existem custos por ordens de compra/venda, além da taxa de administração (dispensada por algumas instituições).

As operações da corretora

Como vimos, o primeiro passo para contar com a consultoria e assessoria de uma corretora de investimentos é, depois de escolher cuidadosamente, fazer seu cadastro na plataforma. Ela atua como uma “ponte” entre o investidor e outra instituição (como a bolsa de valores), entidade governamental (União, por exemplo) ou fundos de investimentos.

O investidor deve fazer a transferência de um valor de sua conta bancária para a corretora, já que o dinheiro é a mola dos investimentos. Mediante a plataforma digital da corretora, o investidor pode comprar e vender ativos. Cada tipo de ativo tem suas próprias características (data de vencimento, forma de gerar rendimentos, prazos de carência, que não permitem resgate antecipado e assim por diante).

O ativo é comprado com o dinheiro que foi depositado na conta da corretora. A instituição repassa o capital para o emissor do título ou ação e transfere a posse do papel comprado para o investidor.

A corretora de investimentos versus o banco

Uma das vantagens da corretora sobre o banco é que ela oferece investimentos mais diversificados, envolvendo renda fixa e renda variável. Essa diversificação, além de dar mais opções ao investidor, também é saudável para a carteira do cliente, que não fica com seu dinheiro alocado apenas em um tipo de investimento.

O banco geralmente oferece somente os produtos dele, que nem sempre se adequam às expectativas do investidor. O banco pode, inclusive, ser onerosos para o cliente, com baixa liquidez, valores iniciais de investimento altos e encargos mais pesados.

A corretora trabalha para que o investidor ganhe mais, pois assim receberá melhores comissões, como a taxa de performance, que incide sobre a rentabilidade quando ela supera as expectativas.

Por isso, a consultoria de uma corretora é mais vantajosa, já que oferece muitos investimentos e pode ganhar com todos eles. O banco, por sua vez, passará para o clientes as possíveis vantagens dos produtos que reúne, tentando fazer com que a pessoa compre algum.

Enfim, a corretora de investimentos é uma opção mais segura e dinâmica para o investidor.

Se ficou interessado em fazer alguma aplicação financeira, entre em contato com nosso time de Assessores e saiba mais sobre os nossos serviços!

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado