O que é CRI, como começar a investir e qual a aplicação mínima? Descubra tudo sobre!

·
Capa de Artigo: CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários)

Olá, investidor! Você sabe o que é CRI, qual o valor mínimo de aplicação nesse produto de Renda Fixa e quais são as melhores opções atualmente? Se não, não tem problema!

Leia esse conteúdo do blog da Cordier até o final e descubro que você precisa sobre o assunto para começar a investir em CRI!

O que é CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)?

O CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) é um título de crédito privado emitido por empresas securitizadoras, que geram crédito para o investidor.

Na prática, as empresas emissoras do título captam recursos para financiar diferentes projetos, como pagamento de dívidas, ações de expansão e investimento em ativos, entre outros.

A remuneração dos CRIs pode acontecer de diferentes formas, sendo as mais comuns:

  1. Periódica com taxa de juros prefixada, levado em consideração a Taxa Referencial (TR) ou Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), ou então taxas flutuantes praticadas no mercado financeiro;
  2. No vencimento do título, recebendo o valor total aplicado.

CRI é um investimento seguro?

Diferentemente da maioria dos outros produtos de investimento em Renda Fixa, o CRI não conta com garantia do FGV (Fundo Garantidor de Crédito). Desse modo, é fundamental que o investidor tenha mais atenção na hora de acompanhar as suas aplicações.

O risco de investir em CRI é definido por cada emissão e pela empresa emissora do título.

Além disso, essas empresas são avaliadas e recebem uma nota de crédito sobre o ele, conhecida como rating, que mensura a qualidade da emissão e do emissor, assim como o risco de crédito que o investidor deve considerar ao aplicar neste produto.

Por exemplo, se a empresa emissora do título captar recursos por meio de CRI para financiar dívidas já existentes, ela gerará aplicações mais arriscadas do que outras emissoras que utilizarem dos recursos de CRI para apoiar projetos de expansão.

Rentabilidade do CRI: como funciona?

A rentabilidade do CRI acontece de maneira parecida a outros produtos de Renda Fixa, com títulos pós-fixados e prefixados.

A principal diferença do CRI e de outros títulos de Renda Fixa, é que os créditos privados são isentos á cobrança de Imposto de Renda sobre os rendimentos fiscais.

Na prática,  a lógica da rentabilidade do CRI é a mesma como em toda a aplicação em Renda Fica: quanto mais longo for o vencimento, maior tende a ser o retorno do investidor.

Além disso, outro fator a se considerar na hora de entender a rentabilidade de um CRI é o rating do título emitido. Isso porque quanto menor for a sua pontuação, maior é a rentabilidade, assim como o risco do investimento.

Valor mínimo para investir em CRI?

O valor mínimo de aplicação em títulos de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) pode variar conforme as empresas emissoras.

Em cotação feita em março de 2023 no catálogo de produtos de Renda Fixa do BTG Pactual, o valor mínimo da aplicação em títulos de CRI era de R$997,80.

Quem pode investir em CRI?

Mesmo tratando-se de um produto de Renda Fixa, comparado a outros produtos da modalidade, o CRI apresenta riscos maiores para o investidor.

Inclusive, a maioria das aplicações em CRI apresentadas pelo BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, são indicadas exclusivamente para investidor qualificado.

Segundo o Art. 9º-B da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), são considerados investidores qualificados:

  • investidores profissionais;
  • pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio;
  • as pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios;
  • clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas, que sejam investidores qualificados.

CRI é isento no IR?

Sim, o CRI é isento no IR, porém apenas para pessoas físicas. Ou seja, todos os rendimentos fiscais obtidos com títulos de CRI são isentos no Imposto de Renda para pessoas físicas.

Já pessoas jurídicas não possuem o mesmo benefício, e devem declarar os seus rendimentos no Imposto de Renda. Nesse caso, a alíquota vai começar aos 22,5% e vai até 15%, conforme o prazo de carência e vencimento do título escolhido.

Confira abaixo a tabela de tributação do BTG Pactual:

Tributação sobre rendimento de aplicações em títulos de CRI
Alíquota IR22,5%20%17,5%15%
Prazo de Investimentos0 dias180 dias360 dias720 dias

Conheça mais produtos de Renda Fixa!

Gostou de saber mais sobre o CRI, mas ainda quer conhecer mais produtos de Renda Fixa? Descubra mais opções para diversificar a sua carteira em RF e aumentar a rentabilidade dos seus investimentos:

Liquidez do CRI: posso resgatar a qualquer momento?

O CRI é considerado um investimento de baixa liquidez, isso porque o investidor detentor de um título em Certificados de Recebíveis Imobiliários pode resgatara o valor aplicado apenas no vencimento combinado na hora da contratação do papel.

Prazos de vencimento do CRI: em quanto tempo posso resgatar?

Conforme mencionado no tópico anterior, aplicações feitas em CRI possuem baixa liquidez porque são investimentos com resgate liberado apenas após o vencimento dos títulos.

No geral, os prazos de vencimento dos títulos de CRI negociados pelo BTG Pactual costumam variar ente 34 e 170 meses.

Vantagens de investir em CRI

Mas afinal, quais as vantagens de investir em CRI para investidores? Confira as principais nos tópicos abaixo:

  • Isenção de IR para pessoas físicas;
  • Possibilidade de isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Maiores taxas de rentabilidade dentro do portfólio de Renda Fixa;
  • Possibilidade de investimento em ativos de diferentes setores;
  • Valor mínimo de aplicação baixo, entre outros.

CRI ou outros investimentos? Descubra qual vale mais a pena!

Agora que você sabe mais sobre o CRI, como ele funciona e como investir nesse produto de Renda Fixa, confira as principais diferenças entre eles e demais investimentos.

CRI ou CRA?

CRI e CRA são produtos de investimento muito semelhantes, afinal, os dois são Certificados Recebíveis, a diferença está na natureza dos projetos financiados dentro das empresas emissoras dos papéis.

No CRI, são financiados projetos de origem imobiliária, enquanto no CRA, os recursos adquiridos são direcionados para custear iniciativas do agronegócio.

CRI ou LCI?

CRI e LCI, como os próprios nomes sugerem, são ambas opções de investimento para custear despesas imobiliárias. A diferença entre os dois produtos está na emissora desses títulos, que no caso do CRI são emitidas por empresas provadas que receberão esses recursos financeiros, enquanto as LCIs são emitidas por bancos, que direcionam os valores arrecadados para empresas interessadas em forma de crédito.

Outra diferença significativa entre CRI e a LCI, é que as Letras de Crédito são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, enquanto os Certificados Recebíveis, não.

Invista em CRI e garanta rendimento a longo prazo para a sua carteira!

Gostou de saber mais sobre CRI, mas não sabe quais as melhores opções do momento para compor a sua carteira de investimentos? Então acesse a nossa página de Agendamento de Reunião e converse com um dos nossos assessores especializados.

A Cordier Investimento é uma das TOP10 assessorias de investimentos do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, e contamos com diferentes soluções para a sua vida financeira, como: Renda Fixa, Renda Variável, Fundos, Seguro de Vida, Previdência, Câmbio Comercial e mais.

Acesse o nosso site e descubra mais sobre a nossa história e as nossas soluções!

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado