Investir em fundos imobiliários ou imóveis: o que é mais vantajoso?

·

 

Uma das formas mais tradicionais de fazer dinheiro no Brasil é com o aluguel de imóveis. Mas e se você pudesse lucrar com aluguel não só de uma casa, mas de um shopping center ou mesmo de um hospital? Investir em fundos imobiliários te dá essa opção!

Esse tipo de investimento é uma possibilidade que nem todos conhecem, já que geralmente as pessoas preferem comprar imóveis como forma mais segura de investimento. Estamos aqui para mostrar que essa visão está equivocada. Fundos imobiliários são excelentes alternativas para conseguir bons rendimentos de forma mais rápida e eficiente.

Se você quer descobrir como aproveitar ao máximo esse tipo de ativo, continue a leitura e bom proveito!

Para começo de conversa, saiba o que são os Fundos Imobiliários

Já imaginou poder ser dono de um condomínio de apartamentos ou de um shopping center sem precisar ter milhões na conta bancária? Com os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) você consegue!

Esse tipo de investimento é uma forma de aplicar seu dinheiro no setor imobiliário sem a necessidade de comprar o imóvel. Ou seja, você pode se tornar sócio de um shopping center e receber pelo aluguel dele, sem precisar comprar o prédio onde ele está instalado.

Os Fundos Imobiliários se dividem em dois grupos, os Fundos de Tijolo e os Fundos de Papel. Na primeira opção estão os investimentos em imóveis físicos, como escritórios, lojas etc. No segundo grupo estão os investimentos que possuem papéis de Renda Fixa ligados ao setor imobiliário, como a LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

Os Fundos de Tijolo contabilizam 80% do total da indústria e são mais atrativos e acessíveis ao investidor médio. Nesse tipo de ativo o investidor lucra de duas formas: com a receita dos aluguéis de cada um dos inquilinos dos imóveis e com a valorização do ativo ao longo do tempo.

Como você pode notar, esse tipo de investimento reúne a vantagem de obter renda com aluguéis com a possibilidade de se conseguir mais lucro com a diversidade de imóveis. Mas existem muitas outras vantagens nesse tipo de ativo. Acompanhe!

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

A principal delas é que há uma lei que obriga que esse tipo de investimento distribua 95% dos rendimentos não tributáveis. Esses rendimentos são chamados de dividendos e são pagos mensalmente ou semestralmente, dependendo do fundo.

Além dessa grande vantagem de geração de renda, o FII é um investimento muito fácil de ser adquirido. Tudo é feito por meio do home broker — sistema para negociação de ativos — da corretora.

A liquidez — velocidade de transformar o ativo em dinheiro — é outro grande benefício desse investimento. Por ser negociado na bolsa de valores, você pode vender suas cotas de forma rápida.

Em um apartamento próprio, você só recupera o seu dinheiro quando vender o imóvel. E sabemos que a venda de um imóvel não costuma ser rápida, ainda mais no momento atual em que estamos.

Outro grande atrativo é o custo desse investimento! Enquanto para obter um imóvel você precisa de alguns milhares de reais, é possível comprar cotas de Fundos Imobiliários por menos que R$10.

Claro, a sua renda vai variar muito de acordo com a quantidade de cotas que você possui do fundo e cada fundo tem uma cota mínima de compra.

De qualquer forma, o custo é mais baixo para investir e você tem a vantagem de poder diversificar os investimentos por meio de vários imóveis!

Se depois de todas essas vantagens você ainda não se convenceu, e se dissermos que não há incidência de Imposto de Renda para investidores pessoa física? Pois é! Os dividendos distribuídos pelos fundos não sofrem incidência de imposto.

Risco desse tipo de investimento

Você pode estar pensando “Ok, até agora só li vantagens, mas deve ter pegadinha nisso aí!”. Sabemos que parece muito bom para ser verdade, por isso viemos falar sobre os riscos.

O Fundo de Investimento Imobiliário geralmente investe em grandes empreendimentos. Dessa forma, há uma boa diversificação de inquilinos, o que amortiza o risco de grandes flutuações na distribuição dos rendimentos.

Pense que você adquiriu um apartamento em uma área boa da sua cidade, mas os anos passaram e o bairro se degradou. O apartamento fica desvalorizado e, além de você não conseguir alugar por um preço vantajoso, ainda tem problemas para vender o imóvel.

Viu como o risco de adquirir um imóvel é muito maior? Quando você compra cotas do fundo, se o rendimento não for o esperado é possível sair do investimento rapidamente.

Fundos Imobiliários vs. Imóvel

Com o FII a gestão é feita por terceiros, então você não precisa se preocupar com a manutenção dos imóveis ou mesmo buscar inquilinos. O fundo se encarrega de manter os imóveis sempre atrativos para atrair inquilinos e, claro, investidores.

Em um imóvel próprio ou você tem um gasto a mais para contratar uma imobiliária e não se preocupar ou se encarrega de tudo e, junto com a responsabilidade, traz também as dores de cabeça de ter que lidar com inquilinos. Nesse quesito, ponto para o FII.

Adquirir um imóvel requer um grande aporte financeiro — principalmente se você está adquirindo como forma de investimento, afinal, pagar imóvel a prestação significa que o retorno vai demorar ainda mais para chegar.

Com o Fundo de Investimento você começar a fazer renda assim que compra suas cotas. Mais um ponto para o FII.

Estamos em momento de crise, o que significa que nem sempre será possível alugar um imóvel pelo preço certo — isso quando o imóvel não fica fechado por não conseguir atrair inquilinos.

Trocando em miúdos, você terá prejuízo! Afinal, ou receberá um aluguel abaixo do que deveria ou ainda terá que pagar o condomínio e o IPTU de um imóvel vago.

Como o FII investe em grandes imóveis, não só residenciais, a possibilidade de não criar renda com imóveis vagos é bem mais baixa. Mais um ponto para o Fundo Imobiliário!

Percebe como hoje em dia manter um imóvel para obter renda é praticamente um suicídio financeiro? Os custos e a responsabilidade de manter imóveis próprios não justificam mais o investimento! O tempo do proprietário que vive de renda passou.

Se você se interessou em investir em fundos imobiliários, entre em contato conosco e comece a fazer renda com esse tipo de investimento!

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado