Tesouro IPCA: entenda como funciona e se vale a pena investir m 2023

·
Capa de Artigo: TESOURO IPCA

Quando o assunto é investimento, investidores mais conservadores buscam opções com segurança, rentabilidade e proteção contra inflação, principalmente, a longo prazo. Nesse sentido, o Tesouro IPCA se destaca como uma alternativa atrativa esse perfil.

Mas você sabe o que é Tesouro IPCA, como ele funciona na prática e quais os processos para adquirir essa modalidade de investimento em 2023? Se não, continue a leitura pois neste texto vamos explorar tudo sobre o tema!

O que é o Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um título público oferecido pelo Governo Federal, vinculado ao Programa Tesouro Direto.

Como o próprio nome diz, ele é um título atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial da inflação no Brasil.

Logo, investidores com o papel conseguem se proteger da inflação com o título, que acompanha o índice independentemente da sua cotação.

Como funciona o Tesouro IPCA?

O funcionamento do Tesouro IPCA, assim como dos demais títulos públicos, é simples.

Na prática, ao investir neste título, o investidor adquire uma parcela da dívida pública federal e se torna um credor do governo.

Ou seja, a aquisição do título funciona como um empréstimo para o Governo Federal, que utiliza os recursos captados para administrar despesas e investimentos públicos.

Além disso, o prazo destes títulos pode variar, sendo possível encontrar opções com vencimentos entre 6 meses e 10 anos, por exemplo.

Rentabilidade

Uma dúvida bastante comum entre investidores interessados no Tesouro IPCA é quanto ele renda.

Em suma, a rentabilidade do Tesouro IPCA é composta por dois índices principais: a variação do IPCA, que garante a correção monetária, e uma taxa de juros pré-fixada, que é definida no momento de compra do papel.

Logo, o investidor recebe retornos com o título por meio da variação acumulada da inflação durante o período em que seu dinheiro está aplicado mais a porcentagem de juros contratada.

Liquidez

A liquidez é o índice que expressa a facilidade que um ativo de investimentos tem para ser convertido em dinheiro.

Ou seja, a liquidez é o prazo de vencimento que os produtos de investimentos têm. Neste sentido, quanto maior o vencimento e um título, menos a sua liquidez, e vice-versa.

A liquidez do Tesouro IPCA é diária, isso significa que é possível resgatar o investimento a qualquer momento, sem grandes esforços ou perdas financeiras.

No entanto, é necessário que o investidor atente-se ao vencimento do título adquirido, pois algumas modalidades do Tesouro IPCA possuem objetivos de longo prazo, neste caso o papel deve mantido até o vencimento para aproveitar todos os benefícios do título.

Tesouro IPCA paga Imposto de Renda?

Assim como a maioria dos produtos em Renda Fixa, o Tesouro IPCA está sujeito à incidência de Imposto de Renda (IR).

A tributação, neste caso, acontece de forma regressiva. Ou seja, quanto mais tempo o investidor deixar o seu patrimônio aplicado, menor será a incidência de IR sobre o rendimento dos seus ativos.

Confira a tabela de tributação abaixo para entender os prazos e as alíquotas praticadas pelos títulos de Renda Fixa atualmente:

Tributação de Imposto de Renda (IR) – Tesouro IPCA
Prazo de InvestimentoAlíquota IR
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%
Fonte: BTG Pactual

É seguro investir em Tesouro IPCA?

Sim, o Tesouro IPCA é um investimento em Renda Fixa e ligado ao Tesouro Nacional, órgão administrador de investimentos públicos do Governo, tornando-o um dos investimentos mais seguros do país.

Contudo, como em qualquer outra modalidade de investimentos, é comum que haja mudanças do cenário econômico, como variações em índices relacionados, reformas tributárias e atualizações nas regulamentações de investimentos, possibilitando que ocorram variações de nos seus rendimentos.

Em cenários de alta taxa de juros e inflação, por exemplo, o valor de mercado do título pode sofrer oscilações.

Vantagens do Tesouro IPCA: quais são?

O Tesouro IPCA apresenta diversas vantagens para investidores interessados, que o tornam uma boa opção para compor carteiras de investimentos mais conservadoras.

Confira os principais benefícios nos tópicos abaixo:

1.     Proteção contra a inflação

A primeira e mais evidente vantagem do Tesouro IPCA é a sua indexação ao índice inflacionário do Brasil, que protege o seu patrimônio da desvalorização causada pela inflação, garantindo que seu dinheiro preserve o poder de compra mesmo em cenários desfavoráveis.

2.   Rentabilidade atrativa

Além da correção monetária atrelada à inflação, o Tesouro IPCA oferece uma taxa de juros pré-fixada.

Essa combinação pode resultar em uma rentabilidade atrativa, principalmente em cenários de alta inflação.

3.   Diversificação de investimentos

Ao investir no Tesouro IPCA, você diversifica sua carteira de investimentos, reduzindo os riscos e aumentando as chances de obter melhores resultados no longo prazo.

4.   Acesso facilitado

O Tesouro IPCA é facilmente acessado por meio do Tesouro Nacional, plataforma online que permite a compra e venda de títulos públicos de forma simples e segura.

5.   Segurança

O Tesouro IPCA é considerado um investimento seguro, uma vez que possui o respaldo do governo federal. Isso confere maior tranquilidade ao investidor, especialmente em momentos de instabilidade econômica.

Vale a pena investir no Tesouro IPCA?

Conforme mencionado acima, o Tesouro IPCA é um título de investimento que apresenta diversas vantagens para a sua carteira de investimentos.

Contudo, se ele é um produto de investimento que vai atender os seus objetivos financeiros e fará sentido para o seu perfil de investimentos, só um profissional poderá dizer.

Agende uma reunião com um Assessor de Investimentos e descubra o seu perfil de investidor, receba uma carteira personalizada e comece a investir de verdade com o portfólio do maior banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual.

Tesouro IPCA ou Selic: qual é o melhor?

Uma dúvida comum entre os investidores é: “qual investimento é melhor, Tesouro Selic ou Tesouro IPCA?”.

Na prática, ambos possuem vantagens e características distintas para atender diferentes objetivos de investidores. Descubra mais sobre dois títulos abaixo:

  • O Tesouro IPCA é indicado para quem busca proteção contra a inflação e deseja obter rendimentos acima desse índice. É uma opção mais indicada para investimentos de médio e longo prazo, visando à preservação do poder de compra.
  • Por outro lado, o Tesouro Selic é um título pós-fixado cuja rentabilidade acompanha a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Ele é indicado para investidores que buscam maior liquidez e flexibilidade, uma vez que seu rendimento é diário e a sua volatilidade é menor.

Portanto, a escolha entre Tesouro IPCA e Selic dependerá dos objetivos de cada investidor e do prazo do investimento. Considere sempre a opinião de um Assessor de Investimentos certificado para te ajudar na construção de uma carteira de investimentos estratégica.

Invista em títulos seguros com a Cordier Investimentos

Gostou de saber mais sobre o Tesouro IPCA e quais as vantagens desse título público para a sua carteira de investimentos? Então agende uma reunião com um dos Assessores da Cordier!

Com a Assessoria de Investimentos da Cordier, você conta com atendimento humanizado, profissionais certificados e especializado e tem acesso aos melhores produtos de investimento do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

Invista em produtos de Renda Fixa, como LCI, LCA, CDB, CRI, CRA e Debêntures e garanta rendimento e segurança para o seu patrimônio. Acesse o nosso site e descubra como podemos te ajudar a investir de verdade!

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
cordierinvestimentos
cordierinvestimentos

Abra sua conta conosco e tenha uma assessoria de investimentos ao seu lado