Blog

Investimentos, Mundo e Cultura

Veja como economizar dinheiro evitando esses 6 erros

Veja como economizar dinheiro evitando esses 6 erros

O povo brasileiro não está acostumado a se preocupar em como economizar dinheiro. O Brasil passou por sucessivas crises que levaram grande parte da população a viver da mão para a boca, ou seja, gastando tudo que ganha no mês. O resultado disso? Muitas pessoas envelheceram sem ter um bom suporte financeiro.

Uma das melhores formas de se preparar para o futuro é aprender com os próprios erros e também com os dos outros, principalmente quando se trata da nossa vida financeira.

Criamos este post justamente para ajudar você a entender e a evitar seis erros comuns que acabam custando muito caro para suas finanças pessoais. Vamos nessa? Continue a leitura e saiba como economizar dinheiro!

1. Não elaborar um bom planejamento financeiro

Toda economia começa quando você cria planeja suas finanças. Pode parecer algo chato, mas é extremamente importante para manter sua vida financeira saudável.

Um planejamento financeiro vai ajudar você a visualizar os seus ganhos e os seus gastos, para que dessa forma você possa perceber para onde seu dinheiro está indo, quais desses gastos são desnecessários e se há equilíbrio entre as entradas e saídas.

Não organizar a sua vida financeira é um erro que a maioria das pessoas comete! Muitos acham que estão com tudo sob controle e então percebem que não sobrou muito dinheiro no fim do mês. Ou seja, deixar de montar seu planejamento financeiro é certamente muito perigoso para suas finanças.

2. Negligenciar a gestão do seu patrimônio

Por diversos motivos, a maioria das pessoas não gerencia o próprio patrimônio, seja ele o dinheiro que está guardado ou um bem, como um apartamento.

Quando se tem dinheiro parado na conta, é muito comum delegar o gerenciamento para o gerente do banco, o que pode fazer com que esse recurso não renda tanto quanto poderia. Mesmo com a rotina agitada, separar um tempo para gerenciar seu patrimônio vai garantir bons frutos mais adiante!

3. Não ter reserva de emergência

Muitas pessoas, mesmo as que têm dinheiro guardado, não costumam separar um percentual desse valor para um fundo de emergências. A vida cotidiana é repleta de imprevistos: geladeira que quebra, exame que o plano de saúde não cobre etc.

Se você não tem um fundo de emergência, você precisará pegar empréstimos ou fazer outras dívidas quando for necessário cobrir algum gasto inesperado — e isso fará com que a emergência se torne um problema ainda maior.

4. Ter medo ou esperar para investir

Dinheiro parado é prejuízo. E deixar o dinheiro na poupança não é uma vantagem.

Hoje, a poupança não rende mais que a inflação, ou seja, o valor de compra do seu dinheiro hoje será menor do que dentro de um ano se ele ficar parado numa poupança.

Muitas pessoas têm medo de investir o seu dinheiro porque imaginam que terão que entrar na bolsa de valores ou que terão que juntar muito recurso financeiro para começar.

Atualmente, há diversos investimentos de renda fixa com baixo risco e rentabilidade melhor do  que a poupança. Ideal para quem quer começar a investir.

5. Não traçar seus objetivos

Geralmente, cometemos os erros anteriores porque simplesmente não sabemos para onde ir. E se não sabemos aonde queremos chegar, como podemos alcançar nosso destino?

Por isso, é importante você traçar seus planos financeiros a curto, médio e longo prazo. Seja sanar dívidas, comprar um imóvel ou se aposentar aos 50 e sair viajando pelo mundo.

Sabendo onde quer estar financeiramente em 1, 5 e 20 anos, haverá clareza para montar seu planejamento, pensar em onde investir seu dinheiro etc.

6. Não ter disciplina

Se você conseguiu evitar ou reparar os erros que apresentamos, de nada vai adiantar o esforço se não tiver disciplina e voltar a cometê-los! Por isso, se você criou um bom plano, se organizou e traçou suas metas, seja firme!

Evite gastos desnecessários e, sempre que desanimar, lembre-se das suas metas e de porque é importante se manter firme.

Esses seis erros são muito fáceis de evitar e, com boa vontade e um pouco mais de leituras, você conseguirá grandes mudanças nas suas finanças.

Gostou do post? Agora que você já sabe como economizar dinheiro, aproveite para conferir nosso post com seis passos para ter uma gestão financeira pessoal eficiente e de qualidade.

Fale Conosco

Compartilhe

More Posts

Você sabe o que é BACEN?

Nossa vida depende dele, mas muitos não sabem o que é BACEN. Talvez por ser mais conhecido como Banco Central. Sim, são a mesma coisa.