Blog

Investimentos, Mundo e Cultura

Vejas quais são os benefícios de investimentos de renda fixa

Vejas quais são os benefícios de investimentos de renda fixa

Os investimentos de renda fixa são ótimas possibilidades para quem deseja cuidar melhor do dinheiro. Desde que sejam bem escolhidos, é possível aproveitar muito bem as suas finanças e até construir um patrimônio.

Com características especiais, eles são indicados para todo tipo de perfil de investidor. Dependendo do seu objetivo, também geram ótimos efeitos em vários prazos.

Quer entender por que recorrer a essa possibilidade? A seguir, veja quais são os pontos positivos dos investimentos de renda fixa!

Como eles funcionam?

Antes de pensar nas vantagens, convém entender como é o funcionamento dessas possibilidades. Basicamente, uma aplicação de renda fixa oferece uma rentabilidade para quem destina dinheiro a certos títulos.

Esse retorno pode ser conhecido no momento do contrato (pré-fixada) ou acompanhar um indicador variável (pós-fixada). Um investimento pré-fixado, portanto, é aquele que tem uma taxa constante e que permite que você saiba o quanto vai receber ao final, sem nenhuma dúvida.

Já o pós-fixado acompanha um indicador da economia, como a inflação ou a taxa de juros (Selic). Esses valores variam com as condições de mercado, mas sempre são positivos. Então, há a certeza de que você receberá, no mínimo, o inicial aplicado.

Quais são as vantagens dos investimentos de renda fixa?

Por causa de suas características especiais, a renda fixa traz muitos benefícios para os investidores. A seguir, conheça quais são os pontos de destaque!

Alta previsibilidade

Com a renda fixa, há a certeza de que sempre terá um retorno financeiro. Ou seja, dá para ter muita previsibilidade sobre os ganhos e ter a certeza de que você terá, no mínimo, o valor investido corrigido.

Isso é importante porque na renda variável não há nenhuma garantia de retorno positivo ou mesmo de que terá de volta o que aplicou. Sem previsibilidade, há menos segurança e mais riscos.

Por causa dessa qualidade, o investimento em renda fixa é adequado tanto para os conservadores quanto para os moderados — afinal, é uma fonte segura para ter retorno.

Acesso a várias rentabilidades

Outro aspecto positivo é que há uma grande variedade de opções. Esqueça a ideia de que só a poupança é adequada. Essa, inclusive, não é, nem de longe, a melhor oportunidade.

Há alternativas que rendem de acordo com a taxa de juros da economia ou com a inflação, como o Tesouro Direto. Há, também, os que variam com taxas pré-fixadas, as quais são estabelecidas em relação ao momento do mercado. Assim, pode definir o que faz mais sentido para as suas expectativas.

Boa liquidez

Muitos investimentos da renda variável exigem o aporte financeiro e deixam o valor “congelado”. Ou seja, você não pode mexer no montante mesmo se precisar, sob o risco de perder os ganhos.

Já com a renda fixa, isso não acontece. Há contratos com vários prazos, o que garante que você possa deixar o dinheiro investido por mais ou por menos tempo. Também sempre é possível vender os títulos e rever o montante. Em muitos casos, a operação leva de 1 a 2 dias, o que garante máxima tranquilidade caso ocorra alguma emergência.

Gestão profissional

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que todos os investimentos de renda fixa são como a poupança. Com uma atuação que nem sempre é personalizada por parte do gerente do banco, fica mais difícil alcançar os seus objetivos.

No entanto, todas as outras possibilidades oferecem uma abordagem dinâmica e interessante. Os fundos de investimento, por exemplo, são comandados por administradores profissionais. Assim, é possível obter o máximo retorno sem precisar se preocupar.

Quais são os principais investimentos de renda fixa?

Na hora de escolher a sua aplicação, não faltam boas oportunidades. Como cada uma tem características específicas, as vantagens também são diferentes. A seguir, conheça quais são as qualidades de cada alternativa de renda fixa!

Tesouro Direto

Uma das opções mais acessíveis do mercado, o Tesouro Direto tem 2 milhões de investidores. Ele consiste em adquirir títulos públicos e receber um retorno em troca. Os títulos são:

  • pré-fixados (LTN);
  • pós-fixados com rendimento (LFT) atrelado à taxa de juros da economia ou
  • pós-fixados e atrelados à inflação (NTN-B).

A sua grande vantagem é que a aplicação mínima necessária é de R$ 30,00, o que o torna muito atraente e acessível.

CDB

Certificado de Depósito Bancário (CDB) permite que o investidor ceda recursos a bancos e instituições financeiras. Elas, por sua vez, podem realizar empréstimos e outras operações e, em troca, pagam uma rentabilidade.

Os títulos estão atrelados ao CDI, que acompanha a taxa de juros. O pagamento é feito em relação a uma porcentagem do CDI e há opções que ultrapassam os 100%. Em geral, bancos pequenos e médios oferecem mais rentabilidade.

Ao mesmo tempo, a segurança é mantida. Afinal, o investimento é coberto em até R$ 1 milhão pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Desse jeito, é possível buscar oportunidades interessantes sem correr riscos.

LCI e LCA

A Letra de Câmbio Imobiliário (LCI) e a do Agronegócio (LCA) são papéis que permitem investir nesses segmentos. O rendimento acontece de acordo com o LCI e fica em torno de 80 a 90%.

Além de ser protegido pelo FGC, essa oportunidade é muito vantajosa por ser isenta de Imposto de Renda. Ou seja, dá para ganhar um bom valor e não pagar imposto, em uma espécie de poupança turbinada.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívidas de empresas privadas. É como um tipo de Tesouro Direto, mas de negócios específicos — como de telecomunicações ou de exploração.

Em troca dos valores, os investidores recebem uma rentabilidade que pode ser fixa ou acompanhar um indicador. Também é possível escolher títulos com garantias extras, o que oferece máxima segurança. Com a escolha de boas empresas, é uma forma de diversificar a carteira.

Além disso, há as debêntures incentivadas — normalmente, destinadas a estabelecimentos relacionados à infraestrutura do país. Elas não têm cobrança de IR e se tornam ainda mais atraentes.

Fundos de investimento

Os fundos de investimentos de renda fixa também são excelentes oportunidades. Eles funcionam como condomínios, em que cada um oferece uma cota. O dinheiro é movimentado junto, o que permite ter acesso a possibilidades muito melhores.

Os fundos DI ou referenciados, por exemplo, investem 95% em Tesouro Direto. Os outros 5% são alocados em outras possibilidades igualmente seguras, o que oferece um retorno diferenciado. Como principal vantagem, há a possibilidade de ter um profissional tomando conta do destino das suas finanças.

Os investimentos de renda fixa são ótimas oportunidades para poupar e fazer o dinheiro render. Com as opções certas para você, é muito mais fácil explorar todo o potencial.

Não quer ficar de fora do mercado financeiro? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em sua caixa de entrada!

Fale Conosco

Compartilhe

More Posts

Você sabe o que é BACEN?

Nossa vida depende dele, mas muitos não sabem o que é BACEN. Talvez por ser mais conhecido como Banco Central. Sim, são a mesma coisa.