Blog

Investimentos, Mundo e Cultura

Você realmente sabe o que é liquidez e como ela impacta seus investimentos?

Você realmente sabe o que é liquidez e como ela impacta seus investimentos?

É muito comum para quem está começando no mundo dos investimentos, ter dificuldade para entender perfeitamente o que é liquidez. Porém, compreender seu conceito é fundamental para fazer bons investimentos e não ser pego de surpresa.

Saber o que é liquidez te dará mais flexibilidade na hora de escolher onde você quer colocar o seu dinheiro. Fique tranquilo(a), é mais simples do que você imagina.

Neste artigo você saberá tudo que é preciso sobre liquidez e como ela afeta seus investimentos. Confira!

Afinal de contas, o que é liquidez e como isso me afeta?

Liquidez nada mais é que a velocidade que um ativo — uma ação da bolsa, título do tesouro etc — tem para converter em dinheiro em sua conta.

Ou seja, é a agilidade que você, investidor, tem de sair de um investimento para ter de volta o dinheiro em mãos. Simples assim. É a liquidez quem determina quando você poderá ter acesso ao seu dinheiro investido.

Alguns investimentos de alta liquidez são o Tesouro Selic e o CDB (Certificado de Depósitos Bancários). Já as LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) tendem a ter baixa liquidez.

Como identificar se a liquidez de um ativo é boa?

Você já deve ter ouvido falar em alta ou baixa liquidez, certo? Quando um ativo tem alta liquidez isso quer dizer que ele pode ser convertido mais rápido em recursos na sua conta bancária.

Já o oposto, a baixa liquidez, é quando o dinheiro da venda de um ativo demora mais tempo para cair na sua conta.

Nem sempre um título que você possa converter rapidamente em dinheiro na conta, vai render o que você conseguiria se esperasse mais tempo para sacar. Logo, uma boa liquidez é aquela que vai de acordo com os seus objetivos financeiros.

Liquidez e rentabilidade são coisas distintas?

Exatamente! Estes são dois conceitos bem diferentes que você não deve confundir. A rentabilidade é o retorno esperado do investimento, enquanto a liquidez indica o quão rápido você consegue resgatar seu dinheiro aplicado sem sair perdendo.

A liquidez de um ativo costuma ser inversamente proporcional à rentabilidade, ou seja, investimentos de longo prazo em que você demora mais tempo para recuperar o dinheiro, tendem a render mais.

Nem sempre podemos esperar muito tempo para recuperar o dinheiro investido, por isso, é bom diversificar e ter parte do dinheiro investido em ativos que você possa recuperar de forma rápida, como se fosse uma poupança.

Investir é uma questão estratégica, você precisa equilibrar sua carteira de investimentos e definir o que priorizar quando for investir em um ativo: liquidez ou rentabilidade. Pense nisso!

Quais os tipos de liquidez e como identificar?

Quando você estiver escolhendo um investimento, verá alguns códigos que determinam a liquidez daquele ativo.

Ao ver um ativo com liquidez D+0, significa que assim que você vender aquele título, o dinheiro cairá na sua conta. Já D+1, quer dizer que aquele ativo tem liquidez diária, ou seja, você receberá seu dinheiro no primeiro dia útil após a venda.

Já quando o título for de liquidez no vencimento, isso quer dizer que seu dinheiro só estará disponível para você no fim do prazo de vencimento desse investimento.

Um investimento D+30 significa que o dinheiro só volta para você trinta dias após você solicitar o resgate do investimento. Fácil, não é mesmo? Mas ainda há algo para prestar atenção.

Onde preciso me atentar?

Imagine que você comprou um carro zero hoje. Daqui cinco anos, se você for vendê-lo, com certeza não conseguirá o preço pelo qual comprou. Ou seja, você perdeu dinheiro.

Isso também acontece no mercado de ações. Quando há possibilidade de não conseguir se desfazer de um ativo sem que seu valor seja impactado negativamente, isso é chamado de risco de liquidez. Fique atento à essa questão se estiver pensando em ativos de alta liquidez!

Entender sobre liquidez é fundamental para garantir bons investimentos, embora trate-se de um conceito simples, é indispensável para os investidores que buscam mais sucesso em suas aplicações.

Agora que você já sabe o que é liquidez, assine a nossa Newsletter para receber mais dicas preciosas sobre investimentos e mercado de ações como essa. Basta clicar no botão abaixo e inserir seu nome e e-mail:

Fale Conosco

Compartilhe

More Posts

Você sabe o que é BACEN?

Nossa vida depende dele, mas muitos não sabem o que é BACEN. Talvez por ser mais conhecido como Banco Central. Sim, são a mesma coisa.