Blog

Investimentos, Mundo e Cultura

Onde é melhor investir: corretora de valores ou bancos?

Onde é melhor investir: corretora de valores ou bancos?

Quem está planejando começar a investir ainda pode ter algumas dúvidas e receios sobre como é fazer isso por meio de uma corretora de valores. Por essa razão, muitas vezes o investidor acaba recorrendo aos bancos.

Mas será que investir em um banco é melhor que em uma corretora? Se você não sabe responder com certeza essa pergunta, então chegou ao lugar certo.

Neste post, explicamos todas as diferenças entre investir em uma corretora de valores ou em um banco e porque uma opção é melhor que a outra. Vamos nessa?

Diversidade de opções em uma corretora de valores e um banco

Essa é, com certeza, a principal diferença entre as duas instituições — e a principal vantagem da corretora de valores em relação aos bancos.

Imagine que você tenha uma conta em uma agência bancária e está com seu dinheiro parado por lá. O gerente então convence você a colocar esse dinheiro em um investimento, um Certificado de Depósito Bancário (CDB).

É uma boa sugestão dele, afinal, o CDB é melhor do que a poupança. Entretanto, ele vai oferecer a você um CDB da própria agência. O que isso significa? Que talvez esse não seja o CDB com melhor rentabilidade do mercado.

Trocando em miúdos, ao investir com o banco você pode estar deixando de ganhar dinheiro.

Na corretora de valores você tem acesso não só ao CDB em questão como de muitos outros bancos — e pode investir neles sem precisar ser cliente do banco.

Além disso, existem muitos outros produtos de investimento que um banco geralmente só oferece a clientes com alta renda, como fundos de investimentos, contratos da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), Letras de Crédito (LC), entre outros. Em uma corretora você pode ter acesso a todos esses produtos sem precisar ter uma renda tão elevada.

Diferença de rentabilidade entre corretora e banco

Por ter essa oferta maior de produtos e opções de investimento é na corretora que o investidor com renda média consegue obter melhores rendimentos.

Enquanto no banco os investimentos com maior rentabilidade são oferecidos aos clientes com maior renda, na corretora é possível encontrar opções com grande rentabilidade e que cabem no seu orçamento.

Atendimento aos clientes

Geralmente, os bancos tendem a oferecer atendimento diferenciado para os investidores com maior aporte financeiro, como aqueles que têm patrimônio líquido de mais de R$1 milhão.

Quando se trata do investidor médio o gerente costuma se empenhar muito em vender o investimento, mas depois não mantém um atendimento de acompanhamento ou aconselhamento.

Com as corretoras isso muda radicalmente. Claro, quem tem maior patrimônio e quiser contratar consultores exclusivos, pode. Mas o investidor não precisa ser milionário para ser bem atendido.

A maioria das corretoras funcionam de forma online e oferecem amplos serviços de consultoria, dados do mercado, análises e diversas outras formas de suporte que mantém o investidor constantemente atualizado para que possa tomar boas decisões!

Conflito de interesses

Geralmente, quem faz o atendimento ao investidor no banco é o gerente. Você mesmo já deve ter sido abordado pelo gerente da sua conta.

Pois bem. O gerente é um funcionário do banco e ele precisa cumprir objetivos, metas e prazos com o seu empregador. Sendo assim, qual a chance de a meta do gerente do banco ser igual a sua? Muito baixa, não é mesmo? Daí surge o conflito de interesse.

Como o gerente precisa bater a meta dele, dificilmente ele vai entregar um investimento que seja mais vantajoso para você do que para ele. Com a corretora de valores você não passa por esse tipo de armadilha, afina o poder de decisão de onde investir e as opções estão inteiramente na sua mão.

Taxas diferentes

Esta é mais uma vantagem da corretora de valores em relação aos bancos. Para investir tanto em uma corretora, quanto em um banco, você precisa de uma conta de investimentos.

Os bancos costumam cobrar taxas para abertura e manutenção dessas contas, a corretora não. Além disso, os bancos cobram taxas de administração para aqueles que resolvem aplicar em fundos de investimento.

Como as corretoras são remuneradas pelas instituições que oferecem os investimentos, como CDB e LCI, elas não costumam cobrar taxa administrativa. Também, nas corretoras, é possível investir em tesouro direto à custo zero.

Só em setembro de 2018 que alguns bancos zeraram as taxas para quem quer investir em Tesouro Direto. Uma clara demonstração de como as corretoras já se mostravam à frente na corrida como melhor opção para os investidores.

Segurança

Em termos de segurança há um empate. Quem investe em renda fixa tem no Fundo Garantidor de Crédito (FGC) uma rede de proteção para o caso de falência da instituição onde está o investimento.

Então, se você estiver investindo em um CDB e o banco que oferece esse título vier a falir, você conseguirá reaver até R$250 mil do seu investimento. Isso mostra como o risco de investir com uma corretora de valores é baixo.

Claro, se a corretora de valores que você usa um dia falir, você pode perder dinheiro. Mas isso só acontece se você deixar o seu dinheiro parado na conta de investimento.

O dinheiro investido, seja em Tesouro Direto, seja em CDB, por exemplo, está atrelado ao seu CPF. Dessa forma, se a instituição falir, o seu dinheiro investido continua intacto e você pode gerenciá-lo por outra corretora.

Já quem pretende investir na bolsa de valores ou em mercado futuro corre o mesmo risco em qualquer um dos casos — afinal, esse tipo de investimento requer um bom conhecimento do mercado financeiro e da sua dinâmica.

Investir em bancos comerciais é uma opção com poucas vantagens, como você viu ao longo do post. Mesmo quem tem um perfil de investimento conservador conseguirá melhores rendimentos por meio de uma corretora sem perder a segurança. Além disso, com a corretora você tem autonomia sem perder o suporte necessário para tomar boas decisões.

Se você quer aproveitar as vantagens de uma corretora de valores hoje mesmo, entre em contato conosco que teremos muito prazer em tirar suas dúvidas e ajudar você a atingir seus objetivos financeiros.

Fale Conosco

Compartilhe

More Posts

Você sabe o que é BACEN?

Nossa vida depende dele, mas muitos não sabem o que é BACEN. Talvez por ser mais conhecido como Banco Central. Sim, são a mesma coisa.