Blog

Investimentos, Mundo e Cultura

Saiba o que é ANBIMA e suas certificações

Saiba o que é ANBIMA e suas certificações

Você provavelmente não sabe o que é ANBIMA. Tudo bem. A maioria das pessoas não tem conhecimento sobre essa associação, que, apesar de desconhecida, é muito importante na vida dos investidores.

Criada em 2009, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais é a responsável por regular o mercado de ações e capitais no país.

Você pode ter vivido muito bem sem saber sobre ela até agora, mas, no mundo dos investimentos, esse conhecimento é fundamental. Por isso, neste texto, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a ANBIMA e como ela interfere nos seus investimentos.

O que é ANBIMA?

Criada em outubro de 2009, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais é uma união entre a ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro) e a ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).

Essas duas instituições já atuavam no mercado há 40 anos. A ANDIMA representava grande parte das empresas do mercado financeiro, enquanto a ANBID era representante apenas de bancos de investimento, como o Banco Modal.

Com a criação da ANBIMA, todas as empresas do mercado financeiro passaram a ficar debaixo do mesmo guarda-chuva.

Hoje, a associação representa mais de 340 instituições. Dentre elas, estão bancos comerciais e de investimento, distribuidoras de valores mobiliários, empresas de gestão de ativos, corretoras e gestores de patrimônio.

A instituição serve para representar os interesses dessas empresas e também atua como reguladora desse mercado. Para isso, a ANBIMA criou o Código de Regulação e Melhores Práticas.

Quando uma nova empresa se associa à ANBIMA, ela adere ao código e passa a ser regulada de acordo com ele. Essa entidade é uma forma de o mercado financeiro mostrar sua seriedade e comprometimento com os investidores. Para isso, a instituição deixa claros alguns de seus compromissos.

Quais os compromissos da ANBIMA?

A entidade se propõe a quatro pilares que guiam o trabalho com as empresas do mercado financeiro e de capitais e com investidores. São eles:

Autorregular

Um dos compromissos mais importantes da ANBIMA é manter regras claras para atuação das instituições no mercado financeiro. A autorregulação da entidade é voluntária e privada, e suas regras foram criadas para refletir as necessidades e deveres do mercado.

Por meio de 10 Códigos de Associação e Melhores Práticas, a ANBIMA expõe para as instituições e investidores as melhores condutas a seguir no mercado. Para garantir que todos estão seguindo essas práticas, a associação tem uma equipe técnica para supervisionar e orientar as instituições.

A entidade faz essa regulação de forma indireta, por meio de análise de documentos, filtros estatísticos e análise de banco de dados. Além dessa supervisão, a ANBIMA ainda faz uma supervisão periódica das instituições, com aplicação de questionários e visitas in loco.

Representar

A ANBIMA nasceu para representar seus associados. Por meio de fóruns, mais de mil profissionais participam de comitês, subcomitês e grupos de trabalho. É nessas reuniões que surgem propostas para aprimorar a atuação das empresas no mercado e são elaboradas as regras dos códigos que citamos.

Informar

Para garantir a transparência e segurança do mercado, a ANBIMA produz e divulga diversos relatórios, estudos, estatísticas, rankings, referências de preços e índices e uma série de ferramentas de consultas tanto para as instituições associadas quanto para investidores.

Educar

Antigamente, na época dos pregões com aquela clássica cena de gritaria, era possível atuar no mercado financeiro de forma livre, sem necessitar de nenhum estudo específico. Com a evolução da bolsa de valores e as novas tecnologias, tudo mudou! E para a ANBIMA, um mercado financeiro forte deve contar com profissionais e investidores bem qualificados!

Por isso, a entidade tem um programa de certificação voltado para profissionais do mercado e uma série de cursos gratuitos voltados para a educação dos investidores.

Quais são as certificações da ANBIMA?

Como vimos, a educação é um dos pilares mais importantes da entidade. Por isso, as certificações ANBIMA são muito valorizadas no mercado. Entenda cada uma.

CPA-10

A Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é voltada para profissionais que atuam distribuindo produtos de investimento por meio de plataformas de atendimento ou agências bancárias. Ou seja, a CPA-10 é para profissionais que vendem investimentos diretamente para o público.

Esses profissionais podem ou não atuar em instituições associadas. Também podem se inscrever para obter a certificação profissionais ou estudantes de autarquias ou órgãos públicos.

A certificação tem como objetivo comprovar o conhecimento do profissional sobre a área financeira. O certificado tem validade de 5 anos para profissionais com vínculo empregatício com alguma instituição e 3 anos para profissionais independentes.

CPA-20

Enquanto a CPA-10 é voltada para o vendedor direto, a Certificação Profissional ANBIMA Série 20 foi criada para os profissionais que atuam na venda de produtos ou manutenção de carteiras de investimentos.

Ou seja, é uma certificação complementar. Dessa forma, quem obtém a CPA-20 automaticamente já está certificado também com a CPA-10. Por ter esse perfil, a prova para essa certificação exige um domínio ainda maior do profissional sobre o mundo das finanças. A validade é a mesma da CPA-10.

Certificação CEA

A Certificação de Especialistas em Investimentos é voltada para os profissionais que dão assessorias para gerentes de contas de investidores pessoa física. Os profissionais com essa certificação podem indicar produtos aos gerentes.

Certificação CGA

A Certificação de Gestores é muito importante se você pretende delegar seus investimentos. Ela é voltada para os profissionais que fazem a gestão de investimentos de terceiros. São profissionais que têm poder de decisão para compra e venda de ativos. É a certificação que mais exige do profissional. São dois módulos de exames de qualificação.

Como você pôde perceber, a ANBIMA surgiu como uma aliada do investidor, trazendo lastro para que você possa investir com mais segurança. Sempre que for tomar conselhos ou escolher um profissional para gerenciar seus investimentos, peça para que ele apresente seu certificado ANBIMA.

Viu como saber o que é ANBIMA pode melhorar sua forma de investir? Então aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram e receber mais conteúdos valiosos como este!

Fale Conosco

Compartilhe

More Posts

Você sabe o que é BACEN?

Nossa vida depende dele, mas muitos não sabem o que é BACEN. Talvez por ser mais conhecido como Banco Central. Sim, são a mesma coisa.